CRO-DF reforça pedido de inclusão dos profissionais da Odontologia no Plano Distrital de Imunização contra a Covid-19

O Conselho Regional de Odontologia de Distrito Federal (CRO-DF) reforçou nesta terça-feira, 26 de janeiro, em ofício encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), o pedido para que cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, técnicos em prótese dentária, auxiliares em saúde bucal e auxiliares em prótese dentária que atuam em clínicas, consultórios e/ou laboratórios particulares, sejam incluídos no nível 2 da primeira fase do grupo prioritário do Plano Distrital de Vacinação contra a Covid-19, na categoria de trabalhadores da saúde. No documento, a autarquia também pede que a Secretaria estabeleça a data de previsão do início da vacinação destes profissionais.

A manifestação do CRO-DF foi motivada pelo anúncio da SES-DF que ampliou a imunização a todos os profissionais de saúde que trabalham em hospitais da rede pública e privada de saúde, após a chegada de dois novos lotes de vacina à capital federal. No último domingo, o DF recebeu 41,5 mil doses do imunizante produzido pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford. Já na segunda-feira chegaram mais 19 mil doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela farmacêutica chinesa Sinovac.

No documento encaminhado à SES, o CRO-DF reforça que os profissionais da Odontologia estão entre as ocupações de saúde sujeitas ao contágio pelo novo coronavírus e explica que a inclusão, além de estar em estrita consonância com o plano nacional de vacinação, é necessária por serem esses profissionais responsáveis em garantir a continuidade dos serviços essenciais relacionados à saúde bucal da população.

Este não foi o primeiro ofício conduzido pelo CRO-DF à Secretaria. O Conselho já havia encaminhado ofícios ao gabinete do governador Ibaneis Rocha e à Secretaria de Saúde do DF solicitando a inclusão de todos os profissionais de Odontologia na primeira fase de vacinação contra a Covid-19.

Confira na íntegra o ofício encaminhado à SES/DF.[CD1]

[CD1]Inserir link do ofício