Secretaria esclarece próximas etapas da vacinação de profissionais de saúde contra a Covid-19

O secretário de Saúde do Distrito Federal, Osnei Okumoto, encaminhou, na manhã desta segunda-feira, 3 de maio, um ofício às entidades representativas dos profissionais de saúde esclarecendo detalhes sobre os próximos passos da vacinação contra a Covid-19 na capital.

Osnei informou que devido aos altos índices de profissionais vacinados em determinadas categorias, o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 no DF priorizará a imunização das categorias com índice menor que 40%, até que se alcance um cenário de paridade.

Os profissionais da Odontologia, segundo a SES-DF, foram um dos mais contemplados pelo programa de vacinação no DF até o momento. Números da pasta mostram que até o dia 20 de abril, data do último agendamento realizado, 47,86 % dos profissionais inscritos no CRO-DF já haviam sido vacinados.

Em ofício encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), na semana passada, o CRO-DF já havia solicitado a vacinação dos profissionais da Odontologia que constam das listas encaminhadas pela autarquia à pasta e que ainda não conseguiram realizar o agendamento para serem imunizados contra a Covid-19.

No texto, a autarquia reconhece o grande esforço que a Secretaria tem feito para imunizar a população da Capital Federal contra a Covid-19 e entende como legítimo que outras categorias profissionais solicitem a inclusão de seus membros nos grupos prioritários para a vacinação. Contudo, o CRO-DF solicitou que essas reivindicações sejam analisadas com base, exclusivamente, em normas técnicas expedidas pelo Ministério da Saúde, como o Plano Nacional de Imunização (PNI).

Confira na íntegra os documentos relacionados a esta matéria:

- Ofício nº 584/2021/PRES/CRO-DF [CD1] - enviado pelo CRO-DF à SES/DF no dia 30/04/2021.

- Ofício nº 4323/2021 - SES/GAB [CD2] - recebido da SES/DF, hoje, dia 03/05/2021.