Fórum Nacional de Fiscalização é realizado em Brasília-DF

O evento reuniu presidentes, fiscais e membros das comissões de fiscalização dos Conselhos Regionais

Com o intuito de analisar, planejar, criar processos e procedimentos, bem como padronizar ações de fiscalização para o Sistema de Conselhos, o Conselho Federal de Odontologia reuniu cerca de 90 representantes de Conselhos Regionais de todo o país no Fórum Nacional de Fiscalização do Exercício Profissional 2019. O evento, que aconteceu nos dias 26 e 27 de novembro, em Brasília-DF, representou um marco na missão base dos Conselhos de Odontologia, na defesa do bom conceito da profissão e dos que a exercem legalmente.

Na avaliação do presidente do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos, o encontro foi essencial para uma construção de padronização de maneira participativa, pautada pela transparência, responsabilidade e compromisso com a valorização da Odontologia e proteção da sociedade. “A unificação de procedimentos é fundamental. A maioria dos Conselhos age de forma individual e isso coloca em risco as próprias ações dos Regionais. O Fórum foi um lugar de trocas de experiências e, sobretudo, um momento de ressaltar a atividade fim do Sistema - a fiscalização”, frisou.

Muito além de potencializar os dados numéricos acerca do cenário nacional de fiscalização, a programação do Fórum foi voltada para estabelecer uma efetividade do trabalho desenvolvido, aliando a normatização à expansão da capacidade fiscalizatória, considerando a realidade de cada região. As propostas compiladas nos dois dias de Fórum somam-se às diretrizes estabelecidas pela Diretoria do CFO no início da gestão, bem como ao levantamento de dados consolidados pela Comissão Especial de Projetos, junto aos Conselhos Regionais de Odontologia.