Atuar no ramo da Odontologia exige que você entenda não apenas os aspectos que fazem parte da sua profissão, mas também as questões ligadas ao entorno, ou seja, as suas obrigações enquanto gestor de clínica odontológica e prestador de serviços.

Assim, precisamos estar atentos(as) ao novo sistema de gestão das informações trabalhistas para empresas e empregadores individuais, o qual reuniu os principais órgãos fiscalizadores, como Ministério do Trabalho, Receita Federal, Previdência Social e Instituto Nacional de Seguridade Social. É o eSocial que entrou em vigor em 2018.

As clínicas e os consultórios que empregam auxiliares, técnicos e cirurgiões-dentistas precisam estar atentos ao programa. Isto é, que possuem empregados em suas folhas de pagamento. O não cumprimento acarretará multas sobre o descumprimento do evento.

As principais mudanças direcionadas ao empresário que possui funcionários registrados é a necessidade de se ter um certificado digital para acessar o sistema. Esse certificado nada mais é que uma assinatura eletrônica que vai auxiliá-lo na manutenção dos níveis de segurança tanto para o empregado como para o empregador. Existem diversas empresas que comercializam esse certificado, e são seus modelos e duração que determinam o custo na aquisição deles. No sistema, você cadastra os seus colaboradores e realiza o lançamento das informações trabalhistas, mês a mês, como as obrigações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Na própria plataforma do eSocial, você atua na gestão da folha de pagamento, realiza a comunicação acerca de admissão, de rescisão e, até mesmo, de afastamento dos seus colaboradores e no futuro também passará a recolher o FGTS.

Nesse sentido, o CRO-DF entende a importância de alinhar os aspectos voltados ao RH de seu consultório com a sua contabilidade para o cumprimento dessa nova obrigação.

Clique aqui e confira o cronograma de implantação

Como tirar dúvidas no eSocial?

Central de Atendimento – 0800 730 0888

Nesses casos, o empregador deverá procurar atendimento diretamente nos órgãos integrantes do eSocial, de acordo com o tema, ou, no caso de empresas, com a sua consultoria contábil ou jurídica.