Hoje, dia 3 de junho, é celebrado o Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil.
E você sabia que as taxas de prevalência e de incidência referentes à obesidade infantil têm se tornado cada vez maiores?
Essa é uma discussão que precisa receber mais atenção da sociedade, já que o acúmulo excessivo de gordura no organismo pode acarretar prejuízos à saúde dos indivíduos.
E os cirurgiões-dentistas também podem conscientizar pacientes sobre a interação da obesidade com a saúde bucal. Isso porque os pacientes obesos necessitam de atenção em saúde bucal, especialmente em relação à prevenção da doença periodontal e cárie dentária.
Saiba que a obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. E esse fator influencia diretamente no estilo de vida da sociedade, nos hábitos alimentares em razão do aumento do consumo de alimentos processados e na diminuição da realização de atividades físicas, levando a um excesso calórico e ao sedentarismo, favorecendo a obesidade.
E a relação entre a obesidade e a saúde bucal pode corresponder às doenças orais infecciosas, como cárie dentária e doença periodontal, e ao impacto causado na capacidade mastigatória, levando a mudanças, como a troca de alimentos ricos em nutrientes por ricos em açúcares e gorduras saturadas.
A obesidade é, muitas vezes, marcada por uma desequilibrada dieta rica em açúcares, que estimulam o crescimento de bactérias cariogênicas e favorecem o desenvolvimento da lesão de cárie, sem contar o fato de a obesidade poder provocar o aparecimento de outras doenças que agravam o estado de saúde do paciente, trazendo, assim, prejuízos à saúde sistêmica, além da possibilidade de comprometer a saúde bucal.
Conscientize crianças e adolescentes quanto aos hábitos saudáveis, às práticas de exercícios físicos e à escovação adequada, além da visita periódica ao profissional da Odontologia!