CRO-DF adere à campanha de prevenção da AIDS e alerta sobre o contágio pelo vírus no consultório odontológico

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

No dia 1º de dezembro – Dia Mundial de Luta contra a Aids –, o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) reforça a campanha de prevenção ao HIV/Aids com a ação Dezembro Vermelho. A data enfatiza os cuidados necessários a serem tomados e reforça a importância da solidariedade, da tolerância, da compaixão e da compreensão com as pessoas infectadas pela doença.

O HIV/Aids não tem cura, mas existe tratamento composto por medicamentos antirretrovirais (ARV) que ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, aumentando o tempo e a qualidade de vida dos portadores do vírus. Uma das melhores formas de se evitar a contaminação pelo vírus é o uso de preservativo durante o ato sexual.

É possível contrair HIV no consultório odontológico?

Os riscos são baixos, pois o consultório odontológico é um local com segurança controlada. A limpeza do consultório, dos equipamentos e dos instrumentais utilizados pelo cirurgião-dentista passa por processos rigorosos para prevenir doenças e agentes infecciosos, e essa prevenção é intensificada com o uso de luvas, máscaras, aventais ou jalecos e óculos.

Materiais que não podem ser esterilizados na autoclave precisam ser descartados em lixos especiais. Terminada a consulta, luvas, máscaras, pontas de sugador, seringas e todos os materiais descartáveis são jogados no lixo.

O paciente com HIV deve comunicar sua condição ao cirurgião-dentista, uma vez que os imunodeprimidos recebem cuidados especiais durante o tratamento odontológico.

Para mais informações, consulte a página do Ministério da Saúde.

https://www.gov.br/saude/pt-br

CONTINUE LENDO

BLOG

Nota de Esclarecimento

O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), autarquia federal criada pela Lei nº 4.324/64, no cumprimento de sua atribuição legal de fiscalizar o

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: