O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal lançou uma campanha que está sendo veiculada por meio de outdoors, instalados em pontos estratégicos do Distrito Federal, e de busdoors.

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e, consequentemente, promover a valorização da Odontologia e de seus profissionais.

Dessa forma, é possível criar uma cultura de prevenção por meio de consultas regulares ao cirurgião-dentista, assim como acontece com outras áreas da saúde, em vez de postergar cuidados odontológicos de rotina que podem prevenir diversas doenças.

Afinal, os dados sobre esse assunto não são bons: de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2019 e divulgada em 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), somente 53% dos brasileiros usam fio dental. Já 89% realiza a escovação ao menos duas vezes por dia.

Além disso, apenas 12,9% da população tem acesso a um plano odontológico e cerca de 34 milhões de pessoas (acima de 18 anos) já perderam 13 dentes ou mais.

Portanto, é preciso investir mais nos cuidados de saúde bucal, que vão além do aspecto estético que a falta de um dente ou uma fratura são capazes de gerar.

Toda a saúde do organismo também está ligada à boca. Por exemplo: microrganismos de infecções dentárias podem atingir a corrente sanguínea e causar doenças cardíacas. Enquanto isso, aquela dor de cabeça persistente pode ser o resultado de um quadro de bruxismo ou sinusite odontogênica.

Então, a dica para você, paciente, é sempre sempre atento aos sinais do seu corpo, seja nos dentes ou em outras partes. Procure o cirurgião-dentista quando algum incômodo surgir, mas também faça consultas de rotina, mesmo sem nenhum sintoma. É importante visitar o profissional a cada seis meses.

Para os profissionais da Odontologia, convidamos que façam parte dessa mobilização e compartilhe o conceito da campanha, incentivando seu paciente a não deixar a saúde bucal para depois.