A pesquisa busca mostrar a realidade sobre a saúde bucal em todas as regiões do país, com o objetivo de criar políticas públicas para a saúde bucal.

O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) esteve presente no evento de lançamento da terceira edição da pesquisa SB Brasil – Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, na sexta-feira (11/2), com início às 9 horas, no Centro de Convenções Brasil 21 em Brasília.

Durante o evento, o secretário da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS), Raphael Câmara Medeiros, ressaltou a importância da pesquisa, a qual coletou dados sobre saúde bucal nas capitais brasileiras. “Em nossa gestão, o orçamento direcionado para a atenção à saúde primária aumentou; nisso, investiremos em iniciativas que garantam acesso a consultas odontológicas para a população”, diz o secretário Raphael Câmara.

Para o coordenador-geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Wellington Carvalho, a pesquisa conta com o apoio técnico da Universidade de Minas Gerais (UFMG), dos Conselhos Federal e Regionais de Odontologia, das secretarias estaduais e municipais de saúde e de importantes órgãos nacionais e internacionais da área da saúde. “Temos o intuito de apresentar os resultados das pesquisas relacionadas à saúde bucal nos próximos meses. Isso mostrará a nossa capacidade de trabalho”, afirma Welligton Carvalho.

Já para o presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Juliano do Vale, a pesquisa que irá examinar 50,8 mil moradores de 422 municípios brasileiros, de fevereiro até junho de 2022, tem uma proporção de alcance bem elevado, o que ajudará na elaboração de políticas públicas direcionadas ao setor de saúde bucal. “O CFO está elaborando mais duas pesquisas. A primeira irá levantar os parceiros profissionais de Odontologia que estão atuando na área e saber como estão as atuações dentro das comunidades. A segunda pesquisa relatará como a população está em relação à saúde bucal. As duas pesquisas servirão para buscarmos mais investimentos na área de saúde bucal”, destacou Juliano Vale. O levantamento da pesquisa nacional da SB Brasil acontece a cada 10 anos. A previsão era a realização em 2020, mas a pesquisa foi adiada por causa da pandemia de Covid-19. “A pesquisa trará uma realidade sobre a saúde bucal em todas as regiões, principalmente no DF, e teremos uma oportunidade de criar políticas públicas para o setor. E o CRO-DF participa desse evento com a colaboração de apoio logístico, técnico e com a divulgação da necessidade desse levantamento para a população”, finaliza o presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos.