Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, os Conselhos de Odontologia evidenciam a importância do cuidado com a vida em ambiente odontológico. A campanha 2021, com o tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, amplia a consciência global sobre as questões de segurança materna e neonatal com foco na prevenção de riscos e danos às mulheres e aos recém-nascidos. A iniciativa considera as repercussões da pandemia na continuidade dos serviços de atenção à saúde.

O Sistema CFO/CROs alerta que é possível evitar o agravamento de óbitos e natimortos, por meio da prestação de cuidados seguros e de qualidade. Mesmo antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou óbito diário de 810 mulheres e 6.700 recém-nascidos em âmbito mundial. Cerca de 2 milhões de bebês também nascem mortos todos os anos, desses, mais de 40% ocorrem durante o trabalho de parto.

Com esse foco, os Conselhos de Odontologia destacam a relevância do pré-natal odontológico como fator decisivo para evitar complicações na gestação, na saúde bucal da mãe e do bebê. A consulta regular ao Cirurgião-Dentista previne infeções bucais que aumentam o risco do bebê nascer prematuro ou com baixo peso. O pré-natal odontológico também previne doenças que afetam a saúde da mãe e do bebê, a exemplo da diabetes gestacional. Além de evitar a formação de placa bacteriana aliada às alterações hormonais. Esse cuidado é capaz, inclusive, de barrar a evolução da gengivite para uma doença periodontal.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, todos os profissionais de Odontologia são aliados essenciais à biossegurança específica no atendimento odontológico às gestantes. “O Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da COVID-19, elaborado em conjunto pelo CFO e o Ministério da Saúde recomenda parâmetros necessários do pré-natal odontológico na atenção primária e especializada da rede pública de saúde. Além disso, neste mês, os Conselhos de Odontologia fortalecem a campanha Setembro Verde – Mês da Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina, com a publicação de uma série de recomendações, manuais, guias, e-books, entre outros documentos fundamentais ao momento”, afirmou.

Dia Mundial de Segurança do Paciente

A data foi criada em maio de 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelecida pelos estados-membros durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, que enfatiza a atenção primária à saúde e a segurança dos pacientes. A cor adotada para representar a campanha, é a cor laranja.

Os objetivos gerais do dia são: melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar engajamento público na segurança da saúde e promoção de ações globais para prevenir e reduzir danos evitáveis nos cuidados de saúde.

Por Camila Melo e Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.or.br