Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Neste Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, os Conselhos de Odontologia evidenciam a importância do cuidado com a vida em ambiente odontológico. A campanha 2021, com o tema “Cuidado Materno e Neonatal Seguro”, amplia a consciência global sobre as questões de segurança materna e neonatal com foco na prevenção de riscos e danos às mulheres e aos recém-nascidos. A iniciativa considera as repercussões da pandemia na continuidade dos serviços de atenção à saúde.

O Sistema CFO/CROs alerta que é possível evitar o agravamento de óbitos e natimortos, por meio da prestação de cuidados seguros e de qualidade. Mesmo antes da pandemia, a Organização Mundial da Saúde (OMS) registrou óbito diário de 810 mulheres e 6.700 recém-nascidos em âmbito mundial. Cerca de 2 milhões de bebês também nascem mortos todos os anos, desses, mais de 40% ocorrem durante o trabalho de parto.

Com esse foco, os Conselhos de Odontologia destacam a relevância do pré-natal odontológico como fator decisivo para evitar complicações na gestação, na saúde bucal da mãe e do bebê. A consulta regular ao Cirurgião-Dentista previne infeções bucais que aumentam o risco do bebê nascer prematuro ou com baixo peso. O pré-natal odontológico também previne doenças que afetam a saúde da mãe e do bebê, a exemplo da diabetes gestacional. Além de evitar a formação de placa bacteriana aliada às alterações hormonais. Esse cuidado é capaz, inclusive, de barrar a evolução da gengivite para uma doença periodontal.

Para o Presidente do CFO, Juliano do Vale, todos os profissionais de Odontologia são aliados essenciais à biossegurança específica no atendimento odontológico às gestantes. “O Guia de Orientações para Atenção Odontológica no Contexto da COVID-19, elaborado em conjunto pelo CFO e o Ministério da Saúde recomenda parâmetros necessários do pré-natal odontológico na atenção primária e especializada da rede pública de saúde. Além disso, neste mês, os Conselhos de Odontologia fortalecem a campanha Setembro Verde – Mês da Conscientização da Biossegurança em Odontologia da América Latina, com a publicação de uma série de recomendações, manuais, guias, e-books, entre outros documentos fundamentais ao momento”, afirmou.

Dia Mundial de Segurança do Paciente

A data foi criada em maio de 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), estabelecida pelos estados-membros durante a 72ª Assembleia Mundial de Saúde, que enfatiza a atenção primária à saúde e a segurança dos pacientes. A cor adotada para representar a campanha, é a cor laranja.

Os objetivos gerais do dia são: melhorar a compreensão global da segurança do paciente, aumentar engajamento público na segurança da saúde e promoção de ações globais para prevenir e reduzir danos evitáveis nos cuidados de saúde.

Por Camila Melo e Michelle Calazans, Ascom CFO.
imprensa@cfo.or.br

CONTINUE LENDO

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: