Prevenção e conhecimento são os maiores aliados para o tratamento da doença

Neste 27 de novembro, Dia Nacional de Combate ao Câncer, o Sistema Conselhos de Odontologia orienta sobre a importância do conhecimento e prevenção da doença.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 9,6 milhões de óbitos por ano. No Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse número é de mais de 600 mil.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) relembra dados do Ministério da Saúde que mostram que o câncer bucal é o quinto tumor mais frequente em homens no Brasil. O câncer bucal é um tumor maligno que afeta os lábios, atinge a estrutura bucal (gengivas, bochechas, palato e a língua). Seu estágio inicial é silencioso, por isso, a relevância de consultar sempre um Cirurgião-Dentista a cada seis meses para avaliação e prevenção.

É preciso, também, se atentar com feridas nos lábios e na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, com manchas ou placas vermelhas e esbranquiçadas e sangramentos sem causa conhecida. Além da boa higiene bucal, cuidados simples como evitar o fumo, o alto consumo de bebidas alcoólicas, manter uma alimentação rica em legumes e frutas, são essenciais para evitar a doença.