Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A história do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), a partir dos anos de 2000, além do trabalho intenso de fiscalização do exercício da Odontologia, foi marcada por inovação, modernidade e maior proximidade com os profissionais inscritos e com a sociedade.

Foto: Posse, em 2018, da atual Diretoria do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal

Essa trajetória de sucesso, ao longo de 55 anos, somente foi possível graças ao profissionalismo, à competência e à união entre a classe odontológica.

Nesta matéria especial, confira o trabalho feito nas duas décadas do século 21!

De 2000 a 2009

Informativo de abril a junho de 2000 – Criada, em abril, a Comissão de Fiscalização que, além de encontrar irregularidades, tinha por objetivo aproximação ainda maior entre o CRO-DF e cada profissional inscrito. 

Informativo de julho a setembro – Serviço 0800 do CRO-DF foi destaque no jornal Correio Braziliense. O jornal realizou uma pesquisa com o serviço 0800 de diversos órgãos e empresas, e o do CRO-DF levou, em média, apenas 15 segundos para que o usuário fosse atendido.

Informativo de outubro a dezembro – (Brasil) Inclusão da Odontologia no Programa Saúde da Família (PSF). 

De abril a junho de 2001 – Realização do I Congresso de Odontologia Legal do Centro-Oeste, uma parceria entre o CRO-DF e a Associação Brasileira de Odontologia Seção do Distrito Federal (ABO-DF).  

De julho a setembro de 2001 – O Conselho Federal de Odontologia (CFO) inaugurou sede em Brasília, instalada no Terraço Shopping. 

Foi aprovada pelo Senado Federal, em 12 de dezembro de 2001, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 36/01 de autoria da deputada federal Jandira Feghali, que permite o acúmulo de dois cargos públicos para os profissionais da área da saúde. A nova conquista beneficiou a classe odontológica. 

Informativo 18 de janeiro a março de 2003 – O Conselho Universitário da Universidade de Brasília indicou o ex-presidente do CRO-DF e então professor, Orlando Ayrton de Toledo, ao título de Professor Emérito daquela instituição de ensino, sendo outorgado pelo reitor Lauro Morthy, pela relevante contribuição no campo da Odontologia.

De abril a junho de 2003 – No dia 6 de abril, o CRO-DF participou do “Saúde Agita Brasília” no Parque da Cidade, evento que contou com a presença de vários segmentos do Governo do Distrito Federal. O objetivo foi oferecer um dia de exames preventivos de saúde geral e odontológicos à comunidade presente. 

25 de maio – Foi publicado, no Diário Oficial da União, o novo Código de Ética Odontológica, com várias propostas apresentadas pelo CRO-DF, que foram aprovadas, representando assim um avanço nas questões éticas que regem a categoria. 

Informativo de outubro a dezembro de 2003 – CRO-DF promoveu, entre 22 e 25 de outubro, a Semana de Saúde Bucal. O evento aconteceu no Conjunto Nacional de Brasília e em todas as regiões administrativas. Os brasilienses puderam fazer, gratuitamente, exames preventivos contra o câncer de boca e outras doenças bucais, além de receberem orientações sobre saúde bucal.

Informativo de janeiro a março de 2004 – Foi inaugurada, em 1º de abril, a sede própria da Delegacia do CRO-DF em Taguatinga. Até hoje, a nova sede está localizada no Edifício Alameda Tower, Torre A, salas 810/812.

25 de abril – Infelizmente, Dr. Adriano Magalhães Freire faleceu aos 72 anos de idade, vítima de acidente, dois dias antes do seu aniversário.

Informativo de abril a junho – Com o sucesso da Semana de Saúde Bucal em 2003, o evento passou a fazer parte do calendário de ações do CRO-DF. Assim, a segunda edição aconteceu de 20 a 23 de outubro de 2004.

Informativo de janeiro a março de 2005 – A partir de 2005, os veículos de fiscalização puderam ser identificados com a logomarca do conselho.

Informativo de julho a setembro – Em 5 de julho, foi realizada uma Assembleia Geral, no auditório do Edifício Central Park, com o tema: “Mudanças no Código de Ética Odontológico relacionadas à Publicidade e Propaganda”. Na ocasião, foram aprovadas propostas de mudanças no Código de Ética, relativas à Publicidade e Propaganda. As propostas foram encaminhadas ao CFO em 15 de julho de 2005. O jornal não citou quais foram as propostas.

Informativo de julho a setembro – Entre 18 e 19 de junho, foi realizada a I Jornada Universitária do Conselho Regional de Odontologia. Aproximadamente 200 alunos de Odontologia da UnB, da Foplac, da UNIP e da UCB participaram das modalidades de futsal, voleibol e truco.

Informativo de abril a junho de 2006 – A Comissão de Ética do CFO informou que, de acordo com a Resolução CFO nº 71/2006, o capítulo sobre propaganda no Código de Ética Odontológica foi modificado.

Informativo de janeiro a março de 2007 – Os primeiros anos do ano de 2000 também foram marcados por intensa fiscalização do CRO-DF, flagrando vários falsos profissionais.

Em reunião entre o CRO-DF e diversos conselhos regionais do Centro-Oeste, foi elaborado um documento conjunto no qual os conselhos exigiram uma lei que criasse cargos para poder preenchê-los mediante concurso.

Informativo de abril a junho – Em 2007, o conselho lançou a campanha “Seu Sorriso Merece Respeito!”, com distribuição de panfletos e com outdoors espalhados por todas as cidades.

Foi sancionada a Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, que regulamentou as profissões de Técnico em Higiene Dental (THD) e Auxiliar de Consultório Dentário (ACD).

Informativo de dezembro – O cirurgião-dentista Carlos Maurício Rezende participou do concurso “Galeria do Sorriso” e ficou em terceiro lugar. A premiação aconteceu durante o 15º Encontro Anual da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

Em 2009, a comunicação com todos os inscritos se tornou mais dinâmica por meio do Informativo Eletrônico remetido via e-mail.

De 2010 a 2021

Em março de 2010, o Ministério da Saúde emitiu o protocolo para o enfrentamento à pandemia de influenza pandêmica (H1N1) e comentou a necessidade de vacinaçãodecirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal.

Informativo de julho– O CRO-DF e entidades fizeram a entrega do Protocolo de Atendimento a pacientes com necessidades especiais. O documento foi elaborado pelo CRO-DF, pela ABO-DF, pelo sindicato dos Odontologistas do DF e pela Gerência de Odontologia da Secretaria de Saúde, com o objetivo de orientar profissionais a respeito da realidade que envolve o paciente especial e para aprimorar a rotina.

Em maio de 2010, os cirurgiões-dentistas Jorge Faber e Flávia Velasque, ortodontistas de Brasília, receberam em Washington, nos Estados Unidos, a maior premiação clínica mundial da área: o melhor case report de 2009 do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics (AJO-DO), a mais importante publicação da ortodontia.

Informativo de novembro – O CRO-DF homenageou os profissionais que completaram 70 anos de idade e que, durante o exercício profissional, nunca responderam a processo ético. O evento aconteceu no auditório da ABO-DF.

Informativo de maio de 2011 – Cirurgiões-dentistas passaram a estar aptos para realização de prescrições e solicitações de exames. Articulação do CRO-DF com o Conselho Regional de Farmácia garantiu tranquilidade aos pacientes na hora de comprar remédios e realizar exames nos laboratórios do DF.

O CRO-DF criou a Comissão de Odontologia Hospitalar, com a função de estudar todos os aspectos que envolvem a Odontologia no ambiente hospitalar, além de apresentar proposições para melhorar o atendimento.

Informativo de setembro – O Plenário do CRO-DF aprovou a reativação da Medalha do Honra ao Mérito Odontológico.

Entre 6 e 7 de outubro, Brasília sediou o I Encontro de Profissionais e Estudantes de Odontologia. O evento teve o objetivo de proporcionar atualização técnico-científica para os inscritos no conselho e para que os estudantes estreitassem a relação com o conselho. O encontro foi organizado pela Comissão de Integração Profissional e Universitária do CRO-DF, composta por cirurgiões-dentistas e estudantes de vários cursos de Odontologia.

Informativo de julho de 2012 – Em 18 de julho, aconteceu a Solenidade de Homenagem aos Dentistas Pioneiros de Brasília e aos professores de Odontologia.

O CRO-DF passou a integrar o Conselho de Saúde de Brasília, órgão que atua na fiscalização e no controle da execução da política de saúde.

Informativo de julho – Em janeiro de 2013, passou a vigorar o novo Código de Ética com mudanças relacionadas à Publicidade Odontológica, com o objetivo de restringir a propaganda odontológica.

Informativo de novembro – O conselho criou a premiação Honra ao Mérito Odontológico – Adriano Magalhães Freire. O objetivo foi o de prestigiar aqueles que contribuem de forma significativa com a excelência da Odontologia no DF.

Informativo de junho de 2014 – Foi sancionada a Lei Complementar 147, que incluiu a Odontologia no Super Simples. Então, a profissão passou a ser incluída nas atividades que terão diminuição da carga tributária, em âmbito federal.

Informativo de junho de 2016 – Em 25 de junho, comemorou-se o cinquentenário do CRO-DF.

Informativo de agosto de 2018 – A eleição para renovação de seu Plenário aconteceu on-line.

Informativo de 2019 – Primeiro ano da Campanha Julho Laranja, idealizada pela ortodontista e odontopediatra, Dra. Cibele Albergaria, com o slogan “Cuidados precoces, sorrisos pra toda a vida”.

2020 – Sanção da Lei nº 6.510, de 27 de fevereiro de 2020, garante que crianças entre 6 e 12 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino, devem ser examinadas pelo menos uma vez por ano por especialista em Ortodontia ou por cirurgião-dentista.

Com a pandemia de Covid-19, o conselho abriu mais canais de comunicação no site para os profissionais de Odontologia.

Apresentação do Relatório de Gestão da atual Diretoria, referente a 2019.

Criação do canal do Conselho no Youtube, em 7 de julho.

Em agosto, o CRO-DF disponibilizou espaço no site para divulgação de artigos científicos.

Sanção da Lei nº 6.757, de 14 de dezembro de 2020, que proíbe a comercialização de produtos odontológicos de uso profissional restrito, em âmbito distrital, com a finalidade de prevenir danos à saúde.

Admissão, em 3 de novembro, de uma fiscal por meio de concurso público.

Ainda para o serviço de fiscalização, foi feita a compra de três carros (Gol), em 21 de dezembro. Os veículos foram entregues em 9 de fevereiro de 2021.

Também em 2020, foi feito o mapeamento dos processos internos do CRO-DF, com o objetivo de melhorar as atividades do Conselho e aprimorar o conhecimento organizacional.

2021 – Ao jornal Correio Braziliense, o conselho denunciou preços abusivos de luvas e máscaras.

Em março, o CRO-DF iniciou campanha de vacinação dos profissionais de Odontologia contra a Covid-19.

Nesse mesmo mês, foi apresentado o relatório de prestação de contas referente ao exercício de 2020.

Em 12 de abril, o Conselho tornou pública a atualização do regimento interno da autarquia. O texto, já aprovado pela Decisão CFO nº 13/2021, não era atualizado desde meados da década de 1970 e encontrava-se completamente ultrapassado e inadequado à realidade da autarquia. Foram identificados os pontos principais do antigo regimento a serem atualizados, dando origem a um texto que promove uma profunda reestruturação administrativa no CRO-DF, sem perder a estrita consonância com a Lei nº 4.324, de 14 de abril de 1964, e com os atos normativos publicados pelo Conselho Federal de Odontologia ao longo dos últimos anos.

Reintegração, em 7 de julho, de um fiscal.

CONTINUE LENDO

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: