Pioneiro, Dr. Adriano Magalhães Freire chegou a Brasília em 1959. Na capital do Brasil, trabalhou como cirurgião-dentista em prol da classe até 2004, ano de seu falecimento.

Defensor árduo do exercício legal da profissão, Dr. Adriano capitaneou a bem-sucedida Campanha Nacional pela Criação dos Conselhos de Odontologia, iniciada em 1960 e que culminou com a promulgação da Lei nº 4.324/1964, de criação dos conselhos.

Foi o número 001 do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) e presidiu o conselho por seis gestões: de 1966 a 1969 (foto); e, depois, de 1990 a 1998.

Foto: Arquivo CRO-DF/ Dr. Adriano Magalhães Freire, gestões de 1966 a 1969
Foto: Arquivo CRO-DF/ Dr. Adriano Magalhães Freire, gestões de 1990 a 1998

Assumiu, por quatro mandatos, a presidência da Associação Brasileira de Odontologia do Distrito Federal (ABO-DF). Fundou e presidiu o Sindicato dos Odontologistas do DF, dirigiu a Federação Nacional dos Odontologistas e foi presidente do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Também fundou a Associação Profissional dos Odontologistas do DF, “embrião” do Sindicato dos Odontologistas, do qual esteve à frente de 1981 a 1984.

Destaca-se, ainda, a outorga que o cirurgião-dentista recebeu da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), reconhecendo-o com o título de Cidadão Honorário de Brasília

Se vivo estivesse, hoje o Dr. Adriano teria 89 anos de idade e completaria 62 anos de formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 25 de abril de 2004, faleceu aos 72 anos, vítima de acidente, dois dias antes do seu aniversário.

Honra ao Mérito

Criada em abril de 2013 e regulamentada por meio da Resolução CRO-DF nº 1/2019, a Honra ao Mérito Odontológico preserva a memória do fundador, primeiro presidente e primeiro inscrito no CRO-DF.

Foto: Reprodução do Jornal do CRO-DF de novembro de 2013

A honraria tem como finalidade premiar pessoas que tenham prestado relevantes serviços e trabalhos no campo da Odontologia.

Em 2013, foi realizada a primeira edição do Honra ao Mérito Odontológico que, até então, seria anual.

Porém, em 2015, alguns procedimentos foram modificados, entre eles, a mudança da data para entrega da honraria. Sendo assim, a premiação passou a acontecer a cada dois anos ímpares.

Em 2021, a cerimônia chegou a sua 6ª edição e foi realizada de forma híbrida em razão da pandemia da Covid-19: presencial para os homenageados e membros da mesa de cerimônia, e sendo transmitida, em tempo real, por meio do canal do CRO-DF no YouTube, para que todos pudessem acompanhar a homenagem.

Acesse o site do CRO-DF para acompanhar a série de matérias especiais sobre os 55 anos e outras ações: https://cro-df.org.br/

Imposto de Renda 2024!

Com o início do período para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o CRO-DF convidou o contador e advogado Mardonedes Camelo