INSCRIÇÃO PROVISÓRIA DE CIRURGIÃO-DENTISTA (CD)

(colou grau, mas ainda não possui o diploma de graduação)

O QUE É?

A inscrição provisória é concedida ao recém-formado que tenha colado grau e que ainda não teve o seu diploma de graduação em Odontologia emitido pela instituição de ensino.

A inscrição provisória é válida por 6 (seis) meses conforme Resolução CFO-257-2023, contados da data da colação de grau, quando cirurgião-dentista, e habilita o profissional a exercer a profissão, por esse prazo, no Distrito Federal.

Durante esse período, o profissional deverá providenciar o diploma de graduação e solicitar a transformação da inscrição provisória em inscrição principal no CRO-DF.

Ao final de 6 meses, e não providenciada a inscrição principal, a provisória será cancelada (caducada), ficando o profissional impedido de exercer as suas atividades profissionais até a sua regularização, sob pena de incorrer em crime de exercício ilegal da profissão. Além disso, terá que pagar nova taxa de inscrição.

Fique atento à data de validade de sua inscrição provisória!

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Bacharel em Odontologia com declaração de conclusão de curso realizado no Brasil, que tenha colado grau.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

• CPF;
  • RG ou CNH;
  • título de eleitor;
  • certidão de nascimento ou casamento (se for o caso);
  • Documento militar (para profissionais do sexo masculino);
  • comprovante de tipo sanguíneo (clique aqui e acesse o modelo do CRO-DF );
  • comprovante de residência recente;
  • declaração de conclusão do curso, constando a data de colação de grau; e
  • 1 (uma) foto 3×4 recente, de frente, colorida e com fundo branco.

Importante! Todo final de semestre as Instituições de Ensino Superior (IES) devem encaminhar ao CRO-DF a relação de alunos que colaram grau oficialmente, para a conferência, sendo que a não apresentação da relação, por parte da IES, inviabiliza a tramitação do processo de inscrição e registro.

COMO PROCEDER PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO PROVISÓRIA?

1.Acesse Serviços On-line / Pré-inscrição on-line

2.Selecione no item Novo / Profissional a sua categoria, cirurgião-dentista.

3.Siga o passo a passo, preencha atentamente todos os campos obrigatórios e anexe os documentos solicitados (frente e verso, quando for o caso).

Obs.: Não esqueça que deverá optar pelo TIPO DE INSCRIÇÃO – PRINCIPAL PROVISÓRIA / Profissional.

QUAIS AS ETAPAS DESTE SERVIÇO?

1.O setor de atendimento irá receber e protocolar a solicitação, de acordo com a ordem de entrada dos pedidos.

2.Após isso, o solicitante será informado se a inscrição foi ou não deferida. Caso seja deferida, o profissional receberá um link, por e-mail, para acesso aos boletos para pagamento das taxas de inscrição, de expedição da cédula de identidade profissional, bem como da anuidade.

3.Caso não seja deferida, o solicitante será informado sobre quais são as pendências que deverão ser regularizadas imediatamente, sob pena de indeferimento do pedido.

4.Somente após a regularização de todas as pendências apontadas, se for o caso, e do pagamento das taxas é que será possível dar prosseguimento ao processo e gerar o número de inscrição no CRO-DF.

QUANTO CUSTA?

• taxa de inscrição: R$ 181,85;
  • anuidade*: R$ 547,93.
  • R$ 383,55 para profissional com menos de dois anos de inscrição (30% de desconto sobre o valor integral).

* Até 31/03 a anuidade será cobrada no valor integral ou com o desconto, quando for o caso, e após essa data a cobrança será proporcional aos meses restantes do ano.

Clique aqui e confira a Decisão CFO-14/2022, que fixou os valores das anuidades e taxas de 2024.

QUAL O PRAZO MÉDIO?

Prazo estimado de até 5 dias úteis, contados a partir da data do pagamento das taxas.

COMO FAÇO PARA SABER SE A MINHA INSCRIÇÃO FOI EFETIVADA E QUE JÁ POSSO RETIRAR A CÉDULA PROFISSIONAL?

1.No prazo médio de até 5 dias úteis, contados a partir da data de confirmação do pagamento das taxas, o profissional poderá consultar em Serviços On-line / Consultar inscritos  se já possui número de inscrição no CRO-DF.

2. Cadastrar no aplicativo do CFO-ID e baixar a cédula digital. Caso deseje a cédula impressa, o profissional deverá acessar seu login no link https://cro-df.implanta.net.br/servicosonline/ e solicitar uma segunda via da cédula, no valor de R$ 27,12. Após 48 horas do pagamento poderá retirar sua cédula no CRO-DF ou na Delegacia de Taguatinga. Para isso deverá trazer uma foto 3×4 e o diploma original.

LEGISLAÇÃO RELACIONADA

SUPORTE AO SERVIÇO

Para dúvidas relacionadas a este serviço, gentileza, entrar em contato com o setor de atendimento do CRO-DF pelo e-mail atendimento@crodf.org.br ou telefone (61) 3035-1888 – opção 1.