Em março, no Distrito Federal (DF), os profissionais de Odontologia começaram a ser vacinados contra a Covid-19 e, até o momento, 13.200 pessoas do ramo foram imunizadas, segundo informações do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19, do Ministério da Saúde, e que estão disponíveis também no portal do Conselho Federal de Odontologia (CFO). De acordo com o presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO-DF), Marco Antônio dos Santos, o resultado mostra-se satisfatório, destacando que a vacinação desse grupo é imprescindível, pois o risco de contaminação é alto. “Os profissionais da área da saúde vacinados estão mais seguros para exercerem suas atividades, haja vista o risco de contaminação que existe dentro dos consultórios, principalmente com a produção por aerossóis”, comentou.

Mobilização

O CRO-DF atuou ativamente para garantir a vacinação a todos os profissionais em saúde bucal. Atualmente, são 14.127 inscritos e ativos no conselho. A mobilização começou em janeiro com o Plano Estratégico e Operacional da Vacinação contra a doença no DF, produzido pelas subsecretarias de Vigilância à Saúde (SVS) e Atenção Integral à Saúde (Sais), alinhado com o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, atendendo ao pedido feito pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e ratificado pelo Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF). Além disso, os profissionais de Odontologia realizaram, em março, com apoio do CRO-DF, uma carreata reivindicando a inclusão da classe privada nos grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. A mobilização contou também com o apoio de vários parlamentares que lutaram pela vacinação da categoria. Clique aqui para acompanhar, em tempo real, o painel de vacinação dos profissionais de Odontologia no Brasil. Até o momento, foram 418.377 doses aplicadas, sendo 233.743 (primeira dose) e 184.036 (segunda dose).

Vacinação dos acadêmicos de Odontologia

O CRO-DF tem atuado ainda no sentido de conseguir ampliar a vacinação para os acadêmicos de Odontologia, a partir do 6º semestre. A medida está prevista no Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 (PNI), do Ministério da Saúde, que inclui na vacinação do grupo prioritário também os acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio Hospitalar, Atenção Básica e Clínicas. A orientação, inclusive, foi reforçada pelo Ministério da Saúde às coordenações estaduais de imunização em março.