O que é?
É uma unidade de serviço de natureza mediadora, que tem por finalidade melhorar a comunicação da sociedade com o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, bem como de seus colaboradores, profissionais e acadêmicos de Odontologia, garantindo-lhes o registro de suas manifestações e o retorno das providências tomadas.
Quais os tipos de manifestações?
Reclamações: quaisquer manifestações de insatisfação, investidas ou não de gravidade, com responsabilidade de ação ou omissão atribuída ao CRO-DF, membros e colaboradores.
Críticas: manifestações de censura contra ato, procedimento, serviço ou posição adotada pelo CRO-DF, membros e colaboradores.
Sugestões: propostas de melhoria e aprimoramento dos serviços do CRO-DF, além de propostas de inovação de procedimentos ou serviços prestados.
Elogios: manifestações de satisfação ou reconhecimento da qualidade dos serviços prestados, dos atos ou procedimentos executados pelo CRO-DF, membros e colaboradores.
Denúncias ou esclarecimentos sobre o funcionamento e serviços prestados pelo CRO-DF: conhecimento de práticas inadequadas e irregularidades sobre o funcionamento dos serviços prestados pelo CRO-DF.
Quando acionar a Ouvidoria?
Qual o prazo de resposta à manifestação?
De acordo com a Portaria CRO-DF nº 33/2017, o prazo de resposta é de 10 (dez) dias úteis, podendo ser prorrogado, caso haja necessidade de abertura de processo administrativo.
Como posso acompanhar o registro da manifestação?
Após o prazo de resposta estipulado pelo CRO-DF, sem retorno à manifestação, o solicitante poderá acompanhar o andamento clicando aqui.
Ouvidora
Tatiane da Silva Costa
Agente Administrativa do CRO-DF
Canais de atendimento
Regulamentação
Portaria CRO-DF nº 33/2017, que cria a Ouvidoria do CRO-DF
Portaria CRO-DF nº 78/2023, que nomeia o ouvidor do CRO-DF
e-SIC (Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão)
Este canal permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para os Conselhos. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.
Fale Conosco
Por meio do Fale Conosco é possível registrar sugestões, elogios, reclamações, solicitações ou tirar dúvidas sobre assuntos diversos relacionados às atividades do CRO-DF ou de profissionais e entidades, de forma rápida e prática.
Clique aqui e acesse o Fale Conosco
Denúncias éticas
Este canal permite que tanto o paciente quanto o profissional registrem uma denúncia do exercício ilegal e/ou irregular da Odontologia. As denúncias podem ser formais ou anônimas, onde cabe ao CRO-DF apenas analisar e julgar as questões relacionadas à conduta ética do Requerido, não podendo decidir sobre a existência de danos morais e materiais.
Para uma denúncia formal, clique aqui. Para uma denúncia anônima, clique aqui.
Fiscalização
O Setor de Fiscalização do CRO-DF tem como principal competência fiscalizar o exercício da Odontologia de pessoas físicas e jurídicas, públicas ou privadas, em atividades desenvolvidas por cirurgiões-dentistas e categorias técnicas e auxiliares, de acordo com o estabelecido nas normas regulamentadas, na jurisdição do Distrito Federal.
Assim sendo, caso constate uma infração ao Código de Ética Odontológica, principalmente, à publicidade irregular da Odontologia, denuncie:
Outros canais de atendimento
Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h