Na ocasião, 32 cirurgiões-dentistas foram homenageados com Monções de Louvor

Na noite   do dia 19/10, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), Marco Antônio dos Santos, participou da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Cirurgião-Dentista, na Câmara Legislativa do DF, de autoria da deputada distrital Arlete Sampaio.

O evento deu início à 19ª edição da Semana de Saúde Bucal do Distrito Federal. Na oportunidade, 32 cirurgiões-dentistas receberam Monções de Louvor. “Essa é uma homenagem muito importante. Sabemos das dificuldades que enfrentamos no dia a dia, ver o trabalho desenvolvido pela nossa profissão ser reconhecido dentro de um órgão legislativo é muito prazeroso”, comentou o presidente do CRO-DF.

No Brasil, há 381.770 cirurgiões-dentistas e em Brasília, 8.883. Apesar da quantidade significativa, a assistência bucal na rede pública de saúde ainda é muito baixa. “É importante lutar para que o Brasil tenha total presença da Odontologia em todo o Sistema Único de Saúde (SUS) e em todas as unidades, das básicas às mais complexas. Precisa ter acessibilidade para todas as pessoas terem um sorriso e uma boa saúde bucal”, declarou a dep. Arlete Sampaio.

O presidente do CRO-DF também ressaltou que os conselhos têm procurado implementar políticas de saúde para favorecer uma melhoria na saúde pública do país. “O Brasil ainda sofre com problemas de saúde bucal, temos muita coisa para fazer. Atualmente a Odontologia conta com uma grande quantidade de profissionais, no entanto, existe uma grande parte da população que ainda não tem assistência, mas estamos na luta para melhorar a situação da saúde bucal no DF e no Brasil”, concluiu Marco Antônio.

A presidente do Sindicato dos Odontologistas do Distrito Federal (SODF), Jeovânia Rodrigues Silva, parabenizou e agradeceu a homenagem, o reconhecimento e a importância dos debates sobre os cirurgiões-dentistas no parlamento. “O Brasil oferece uma Odontologia de ponta, porém ainda tem um abismo que precisa ser transponível com o passar do tempo, a partir das políticas públicas. No DF, por exemplo, cerca de 60% da população depende exclusivamente do Sistema Único de Saúde para ter acesso a algum serviço”, informou. Rodrigues aproveitou, ainda, para reivindicar e defender a Odontologia enquanto parte permanente das políticas públicas de estado com financiamento, articulação entre os poderes e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

A luta contra o câncer não ficou de fora dos assuntos debatidos no plenário. Segundo o presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Taguatinga, Marcelo Basílio da Motta Gabriel, cerca de 60% dos casos de câncer têm origem na boca e laringe. O profissional falou da importância da Lei 70.052, que fala da Campanha Distrital do Câncer de Cabeça e Pescoço e parabenizou todos os presentes pelo trabalho feito à população.

A gerente de serviço de odontologia da Secretaria de Saúde do DF, Alessandra Fernandes de Castro, também esteve presente na homenagem ecitou como foi temido o futuro da Odontologia durante a pandemia. Vedar os consultórios por um período incerto, gerou medo. Muitos demitiram seus funcionários e fecharam clínicas, mas foram guerreiros e essenciais aos pacientes com a diminuição da incidência de pneumonias associadas à ventilação mecânica. Diagnosticaram, trataram e minimizaram as lesões bucais dos pacientes. São fundamentais e insubstituíveis”, comentou.

Para finalizar a solenidade, a presidente da Associação Nacional de Auxiliares e Técnicos em Odontologia (ANATO), Filomena Barros, parabenizou a todos por serem especiais e proporcionar a saúde que começa pela boca. A presidente disse que a Odontologia é a profissão mais completa. “Ela faz ponte como engenheiros, coroa como floristas, extrai raiz como os matemáticos, perfura como os mineiros, esculpe como os artistas e faz sorrir como as crianças, completou.

Imposto de Renda 2024!

Com o início do período para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o CRO-DF convidou o contador e advogado Mardonedes Camelo