A celebração ocorreu durante a Semana de Saúde Bucal do DF

O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) realizou no dia 27 de outubro, a entrega do título de inscrição remida aos profissionais que completaram 70 anos de idade em 2023, e se dedicaram com louvor à Odontologia do Distrito Federal. Na oportunidade, os profissionais receberam uma placa pelos anos prestados à profissão, sem nenhuma sanção ética.

O representante da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Alci José de Oliveira Júnior, parabenizou os remidos e comentou que a Odontologia é uma profissão encantadora e tem como missão manter sorrisos. “Chegar a essa marca de 70 anos, sem nenhuma infração, é fabuloso. Espero poder seguir esse exemplo de vocês”, disse. O representante também falou sobre o Brasil Sorridente, a Política Nacional de Saúde Bucal que, de acordo com Alci, tem modificado a vida de milhões de brasileiros por meio do acesso a serviços odontológicos de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS).

Já o representante do Conselho Federal de Odontologia, Samir Najjar, ressaltou a importância da homenagem realizada pelo CRO-DF, como forma de reconhecimento e valorização. “São profissionais que exerceram suas atividades por longos anos, pautados na retidão ética e na primazia científica, com postura ética e amor à profissão”, comentou Najjar.

A gerente do serviço de Odontologia da Secretaria de Saúde do DF, Francielle Gonçalves, agradeceu o empenho e o cuidado dos profissionais com seus pacientes e a luta pela valorização da Odontologia. “Vocês são exemplos de ética e responsabilidade com a profissão. O comprometimento de cada um é inspirador, e esse legado será eterno”, apontou a gerente.

Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia do DF, Marco Antônio dos Santos, essa é uma das solenidades mais emocionantes feitas pelo Conselho. “É extremamente gratificante ver o trabalho desses profissionais que atuaram com muita garra ao longo dos anos. Tenho certeza de que todos os pacientes que passaram por vocês teriam uma coisa muito importante a dizer: muita gratidão por terem proporcionado saúde e alegria”, ressaltou.

O homenageado, Sebastião Fialho, discursou sobre a Odontologia e exaltou a importância do trabalho da profissão para a sociedade. “A Odontologia é uma profissão que não se permite acomodar diante da sua evolução, pois novas tendências, técnicas e tecnologias nos renovam e nos levam a iniciar um novo aprendizado. Por isso, é tão maravilhosa e apaixonante, onde podemos proporcionar às pessoas saúde, bem-estar e qualidade de vida. E essa é a recompensa maior que recebemos”, explanou o homenageado.

O remido Décio de Góis Nery comentou que, quando mais jovem, assistia a esse tipo de evento e achava interessante, mas não acreditava que chegaria a essa idade com saúde e lucidez para receber a homenagem. “Sinceramente, eu nem sabia se viveria tantos anos assim. Hoje, sinto que é uma celebração que vem agraciar a gente pelo esforço profissional ao longo da vida, isso é muito bom”, concluiu.

Remidos presentes na solenidade:

Décio de Góis Nery, cirurgião-dentista

Elizabeth Maria Dellacasa Levrini, cirurgiã-dentista

Elizabeth Nunes Rego, cirurgiã-dentista

Maria Célia Morici Correa, cirurgiã-dentista

Maria Márcia Brauna Braga, cirurgiã-dentista

Mônica Cordeiro Calcágno Grillo, cirurgiã-dentista

Neide Souza Muniz, cirurgiã-dentista

Sebastião Fialho, cirurgião-dentista

Thomaz de Aquino Moraes Pereira, cirurgião-dentista

Hiroshi Tanaka, técnico em prótese dentária

O cirurgião-dentista Dalton Humberto de Almeida Cardoso, que não pode comparecer à solenidade por questões pessoais, foi representado pelo cirurgião-dentista Tarcísio Pinto.

Confira aqui as fotos do evento.