No dia 5 de agosto, celebra-se o Dia Nacional da Saúde. A data foi escolhida para homenagear o nascimento do sanitarista Oswaldo da Cruz, um importante personagem na história do combate e da erradicação das epidemias da peste, da febre amarela e da varíola no Brasil, no começo do século XX.

Essa data foi criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em virtude da preocupação que esta instituição tinha em assegurar o bom estado de saúde da sociedade mundialmente, orientando-a e conscientizando-a sobre os seus problemas.

Sendo assim, neste dia o objetivo é sensibilizar a população a respeito da importância da educação sanitária, com ações voltadas a despertar valores relacionados à saúde (física, mental e emocional).

Nesta data, é importante lembrar que a boca, além de ser o primeiro órgão do sistema digestivo e fazer parte do sistema respiratório, é a porta de entrada para vírus e bactérias se instalarem no organismo. Por isso, faz-se necessário todo cuidado e higienização desse órgão.

E é na boca também onde alguns problemas de saúde podem se manifestar antes de se chegar ao diagnóstico da doença que pode estar em outro órgão.

Apoio do CRO-DF

O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) apoia todas as campanhas e os movimentos que visam ao bem-estar dos cidadãos.

O Dia Nacional da Saúde foi idealizado para despertar na sociedade a procura regular por consultas médicas, odontológicas, psicológicas, a prática regular de exercícios físicos e os cuidados com a alimentação.

“Os cuidados com a saúde, especialmente a bucal, requerem cuidados diários que estão relacionados à higiene, a consultas regulares, à alimentação saudável, a práticas de exercícios físicos, a cuidados com a saúde emocional, entre outros”, comentou o presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos.