Instituído desde 2018, o “Julho Laranja” faz parte do calendário oficial enquanto proposta para a saúde pública bucal, focada na conscientização da necessidade do exame ortodôntico anual nas crianças de 6 a 12 anos de idade. A campanha Julho Laranja foi lançada em 2019 em uma iniciativa da cirurgia–dentista Dra. Cibele Albergaria, mineira e residente em Brasília, apoiada pelo Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO–DF).
o intento está em chamar a atenção da sociedade civile esclarecer a população sobre a prevenção em saúde bucal e correção dentaria infantil. Com isso, pretende–se corrigir o conceito equivocado de que a Ortodontia só pode ser realizada em Jovens com todos os dentes permanentes na boca.
OCRO-DF entrevistou a Dra. Cibele, a fim de trazer mais
esclarecimentos sobre a campanha.
Dra. Cibele Albergaria Odontopediatra e Ortodontista Fundadora e CEO da Ortodontia Brasil Criadora da Campanha Julho Laranja
CRO–DF: O que a motivou para a criação da Campanha Julho Laranja?
Dra. Cibele: Era preciso despertar para a prevenção e a promoção da saúde bucal em relação às más oclusões, à apneia do sono pediátrica e às desarmonias faciais. Eu sentia falta do empreendedorismo social na Ortodontia e falta de esclarecimento à sociedade sobre essa especialidade. Assim, como via a Campanha Outubro Rosa, criada nos EUA, hoje decretada pela Câmara Federal no Brasil, me veio o insight da Campanha Julho Laranja em 2018.
CRO–DF: Encontrou resistências para a aprovação do projeto de lei?
Dra. Cibele: Não, pelo contrário. Recebi muito apoio e Incentivo da comunidade e, em especial, do CRO–DF desde o início, principalmente dos colegas Ricardo Paulin e do Marco Antônio dos Santos, que abraçaram a campanha, entenderam a importância e não mediram esforços para tramitarem o projeto de lei (PL) junto ao Governo Federal. Em 2019, tive apoio de uma amiga, Nivia Beatriz Cussi Sanchez, que trabalhava no Palácio do Planalto e comentou comigo que lá havia uma seção de ações sociais. Foi quando redigimos juntas um oficio, apoiadas imediatamente pelo CRO–DF, Abor–DF e Ortodontia Brasil, a fim de que fossem iluminados os três Poderes com a cor laranja, chamando a atenção para a campanha. O PL 2888/2021, elaborado pelo deputado federal Júlio César Ribeiro, institui, no calendario oficial, o mês de julho como JULHO LARANJA, o més para a conscientização do exame ortodôntico anual nas crianças de 6 a 12 anos de idade. O PL foi aprovado pela Comissão de Seguridade e Família
e agora aguarda aprovação da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para que se torne lei.
A campanha chegou, mas o serviço de Ortodontia no Sistema Público de Saúde não
CRO–DF: Após três anos de vigência da campanha, consegue perceber ganhos e conquistas?
Dra. Cibele: Sim, temos um estudo ilustrado com um gráfico, Inclusive, conduzido pela professora Daniela Garib, da USP–Bauru, no qual fizeram um levantamento, no CRO–SP, e verificaram como aumentaram as primeiras consultas ortodônticas na idade entre 5 e 7 anos de idade.
Conselho Regional de Odontologia – SP Garib, Saito, Natsumeda, Poiani 2021
Idade adequada para a primeira consulta ortodôntica
CRO-DF: Já observa sinais de maior interesse na implantação de uma politica pública para prevenção ortodôntica no sistema público de saúde?
Dra. Cibele: Já obtivemos sinais, mas ainda está longe da realidade a implementação. Em 2019, elaboramos uma justificativa para o Projeto de Lei n° 6510/2020, que foi elaborada pela professora Daniela Garib e apresentada pelo professor Ricardo Paulin e equipe do CRO–DF à Câmara Legislativa do Distrito Federal (apresentada ao deputado distrital Hermeto) e à Câmara Federal (PL 2416/2019, apresentada à deputada federal Celina Leão). Em nivel de Governo do Distrito Federal, tornou–se a Lei n° 6510 em 2020, no DF, regulamentada pelo deputado distrital Hermeto, mas estamos com muita dificuldade junto à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES–DF) para implementá–lo.
Por fim, em nível federal, está ainda mais distante e paralisada a implementação da única especialidade ainda não contemplada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem o cumprimento do art. 14 que completa que o “SUS promoverá programas de assistência médica e odontológica para a prevenção das enfermidades que ordinariamente afetam a população infantil, e campanha de educação sanitária para pais, educadores e alunos“. A campanha chegou, mas o serviço de Ortodontia no Sistema Público de Saúde não.
A campanha do mês de julho concentra–se em difundir o slogan: “Cuidados Precoces, Sorrisos Para Toda a Vida“, que, a cada ano, ganha maior adesão nas faculdades de Odontologia em todo o pais, na imprensa e em órgãos públicos. Em 2022, em adesão a essa campanha, está prevista a iluminação na cor laranja, de 14 a 23/7, do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios. O CRO-DF segue apoiando esta campanha e colaborando para a sua ampla divulgação.