Aconteceu, nos dias 29 e 30 de agosto de 2024, a Assembleia Conjunta do Conselho Federal de Odontologia (CFO) com os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). O evento, realizado na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, reuniu conselheiros federais e presidentes regionais para discutir temas importantes para a Odontologia no país. Após a abertura dos trabalhos, realizada pelo Presidente do CFO, Juliano do Vale, foram colocadas em discussão as pautas para deliberação dos conselheiros.

Foram abordados temas como a fiscalização e a vigilância sanitária, áreas fundamentais para garantir a segurança e a qualidade dos serviços odontológicos. A revalidação de diplomas de graduação em odontologia obtidos no exterior também foi pauta de discussão, destacando a importância da normatização e respeito ao regramento vigente.

O Exame Nacional de Proficiência em Odontologia, uma iniciativa pioneira do CFO para avaliar o conhecimento dos formandos em odontologia, também foi abordado durante o evento. Os participantes foram atualizados sobre o andamento do projeto e debateram aprimoramentos no processo. No âmbito jurídico, o procurador jurídico do CFO, Markceller Bressan, forneceu atualizações sobre a ação judicial envolvendo a Sociedade Brasileira de Anestesiologia e o CFO.

Outro tema apresentado foi o novo Portal de Prescrição Eletrônica, uma plataforma que visa modernizar e facilitar a emissão de receitas e atestados pelos profissionais de Odontologia, trazendo mais praticidade e segurança tanto para dentistas quanto para pacientes. Além destes assuntos, foi discutido o Novo Código de Processo Ético. Ao final foram feitos também os informes do CFO e CROs, oportunidade para os presidentes dos Conselhos Regionais apresentarem as demandas de seus respectivos Estados.