CFO e ANVISA dão continuidade no debate sobre nova regulamentação sanitária dos serviços odontológicos

Durante reunião na sede da Agência, em Brasília, foram discutidos os trâmites posteriores à Consulta Pública 1.301/2024, que tratou das Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços que prestam Assistência Odontológica no Brasil.

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) participou, na tarde da última quarta-feira (23), de mais uma reunião na sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para alinhamentos sobre a futura regulação sanitária que tratará exclusivamente do exercício da Odontologia no Brasil. A publicação de uma nova RDC específica será um marco histórico para a Odontologia, principalmente por estar sendo construída em conjunto.

As discussões tiveram como foco principal os trâmites posteriores à Consulta Pública 1.301/2024 sobre os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços que prestam Assistência Odontológica no Brasil, que foi encerrada em maio de 2025 e recebeu um total de 664 colaborações de profissionais e entidades de todo país.

Durante a reunião, CFO e ANVISA debateram, entre outros temas, questões relativas às normas e diferenciações entre os conceitos de responsabilidade técnica e responsabilidade legal dos serviços de saúde. Também foram abordadas as responsabilidades técnicas dos profissionais na execução correta, ética e segura dos procedimentos.

Tais discussões e alinhamentos entre os dois órgãos deverão subsidiar os estudos para a futura elaboração de uma RDC da ANVISA específica para a Assistência Odontológica no Brasil.

As normas de regulação sanitária exclusivas para a Odontologia são consideradas de fundamental importância para a segurança de pacientes, cirurgiões-dentistas e equipes. Atualmente, segundo esclareceu a ANVISA, a regulação sanitária federal no campo da Odontologia é estabelecida por normas aplicáveis de forma transversal a todos os serviços de saúde, não existindo uma abordagem sanitária federal específica para o setor odontológico.

Participaram da reunião, o presidente do Conselho Federal de Odontologia Claudio Miyake, o tesoureiro do CFO, Élio Silva Lucas, os conselheiros federais Gláucio de Morais e Silva e Samir Najjar, e os membros do Grupo de Trabalho de Assistência Odontológica, Keller de Martini, Marco Antônio Gomes Frazão, Sidney Neves e Edmilson Diniz; além de assessores técnicos da autarquia.

A ANVISA foi representada pelo gerente de Regulamentação e Controle Sanitário em Serviços de Saúde (GRECS), João Henrique Campos de Souza, a gerente geral de Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), Marcia Gonçalves Oliveira, e a cirurgiã-dentista especialista em Regulação e Vigilância Sanitária, Letícia Lopes Quirino Pantoja, e Ana Clara Ribeiro Bello dos Santos, da Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), que participou do encontro via videoconferência. 

CONTINUE LENDO

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo:

ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE COM O SETOR QUE DESEJA: