CFO Esclarece: Informações sobre descontinuidade da fabricação de creme dental

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Em razão das recentes notícias veiculadas pela imprensa sobre reações alérgicas na cavidade oral de pacientes que fizeram uso de creme dental, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) esclarece que o referido produto teve a fabricação e a comercialização suspensas em todo país. A informação, com forte caráter de utilidade pública, foi enviada à autarquia federal pela Colgate-Palmolive Brasil.

No ofício, a empresa informa que está “descontinuando o creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint”. O fabricante afirmou que o produto “não apresenta problemas de qualidade” e que a decisão foi “incentivada pela investigação conduzida em atenção aos consumidores brasileiros e à ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tendo por objeto os níveis de aromatizantes do produto”.

O comunicado foi enviado em atenção às solicitações de informações feitas à empresa pelo Conselho Federal de Odontologia, em razão dos casos de reação alérgica relatados por consumidores que fizeram uso do produto. O CFO também vinha acompanhando a tramitação do processo aberto pela ANVISA para apuração do tema.

No mês de junho, o fabricante retirou recurso impetrado anteriormente junto à ANVISA e preventivamente manteve suspensa a comercialização do creme dental. Agora, diante da decisão da empresa de realizar, de forma definitiva, a suspensão da fabricação do produto, a ANVISA publicou a Resolução RE número 2.347, de 25 de junho de 2025, em que oficializa a decisão.

No caso de reações alérgicas de produtos odontológicos em geral, o Conselho Federal de Odontologia orienta à população que sejam realizadas a suspensão imediata do uso do produto e comunicação ao fabricante.

CONTINUE LENDO

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo:

ENTRE EM CONTATO DIRETAMENTE COM O SETOR QUE DESEJA: