Sua doação é suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas

O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) apoia e incentiva a doação voluntária de sangue pelos profissionais da Odontologia e pela população em geral. A ação visa ampliar as doações e reforçar os estoques de todos os grupos sanguíneos da Fundação Hemocentro de Brasília (FHB), além de ressaltar a importância da doação para salvar vidas.

O presidente do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos, destaca a importância da ação e do envolvimento dos profissionais da Odontologia no exercício da solidariedade de doação de sangue. “Desde o cirurgião-dentista até os auxiliares de saúde bucal, podem contribuir com um ato de amor ao próximo, a doação e o envolvimento dos profissionais da Odontologia nessa ação, é fundamental para manter o banco de sangue abastecido”, afirma o presidente.

Para doar sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, ter entre 18 e 60 anos de idade e ter mais de 50 quilos. O candidato deve estar descansado, não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação, não pode fumar e nem estar em jejum. É imprescindível levar documento de identidade com foto para apresentação no momento da doação.

Também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, e pessoas de 60 a 69 anos, se já tiverem doado antes dos 60. Quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando não podem doar sangue.

A doação beneficia qualquer pessoa, independentemente de parentesco com o doador. O sangue doado é essencial para os atendimentos de urgência, para a execução de cirurgias eletivas de grande porte e para o tratamento de pessoas com doenças crônicas, como falciforme e talassemia, e também para o tratamento de doenças oncológicas variadas que necessitam de transfusão frequentemente.

Uma única doação de sangue, de 450 mililitros, é suficiente para salvar a vida de até quatro pessoas. Além disso, essa quantidade é reposta no organismo em 24 horas. Para fazer a sua doação, acesse o site do Hemocentro de Brasília, cadastre-se e faça o seu agendamento. Clique aqui.

Vamos salvar vidas!

Assista o vídeo abaixo com o Presidente do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos: