A conferência contou com uma programação especial apresentada por grandes profissionais da área

Nos dias 22 e 23 de setembro, o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), por meio de sua Câmara Técnica de Odontologia Integrativa, realizou o 5° Encontro Nacional de Odontologia Integrativa (ENOI) e a 3ª FEOI – Feira de Experiências em Odontologia Integrativa. O evento ocorreu no auditório 3, da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), com uma programação especial apresentada por grandes profissionais da área.
Neste ano, o tema apresentado no ENOI foi “Harmonizando o sorriso – a contribuição da Odontologia Integrativa para o bem-estar físico, emocional, mental e espiritual”.
A Odontologia Integrativa busca harmonizar a saúde bucal com a saúde geral do indivíduo. A especialidade considera os aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais do paciente e utiliza técnicas e terapias que complementam a atuação das práticas tradicionais da Odontologia. Ela pode contribuir para a prevenção e tratamento de diversas condições orais que podem afetar a estética da face, como cáries, gengivites, periodontites, halitose, manchas dentárias, entre outras. Além de auxiliar na cicatrização e na regeneração dos tecidos orais após os procedimentos estéticos.
A abertura do evento foi realizada pela coordenadora do 5° ENOI e presidente da Câmara Técnica de Odontologia Integrativa do CRO-DF, Susy Cristina Rosa Simões. “As práticas integrativas e complementares à saúde (PICS) constituem um conjunto de ferramentas terapêuticas que utilizam técnicas naturais ou tradicionais para prevenir, tratar ou reabilitar diversas patologias”, comentou.
Na oportunidade, participaram da solenidade de abertura o presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos; o representante do Conselho Federal de Odontologia (CFO), Samir Najjar; o representante da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Marcus Vinícius Prates; o presidente da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (ABRO), Maurício Barriviera; e a chefe do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Erica Negrini Lia.
Durante a cerimônia, Marco Antônio enfatizou a importância do encontro e expressou a suas expectativas quanto ao impacto do evento na humanização da Odontologia. “A praticas integrativas aproxima muito a nossa profissão dessa humanização”, disse.
Para a coordenadora do evento, a Odontologia Integrativa melhora a saúde bucal emocional, mental e espiritual. “Para ter os resultados almejados pelo paciente, é necessário que o profissional tenha essa integração, principalmente quando se trabalha com autoestima. Foi por isso que resolvemos abordar esse tema no nosso encontro”, ressaltou Susy.
Já Samir Najjar, relatou que há 15 anos as práticas integrativas foram regulamentadas pelo CFO e que eventos como o ENOI são importantes para o envolvimento do Conselho com a classe.
A chefe do Departamento de Odontologia da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB, Erica Negrini, destacou a importância desse tipo de evento para que o profissional compreenda o seu paciente como um todo, principalmente par a humanização do atendimento.
Maurício Barrivieira disse que o ENOI mostra aos profissionais a seriedade de o paciente ser entendido e tratado com plenitude.
Já Marcus Vinícius, finalizou parabenizando o evento e comentou que o Ministério da Saúde tem se empenhando em fortalecer a extensão da linha de cuidado da saúde bucal que é voltada para a atenção primária.
Os participantes do ENOI assistiram às conferências sobre: Acupuntura, Homeopatia, Terapia Floral, Ozonioterapia, Odontologia Antroposófica, Hipnoterapia, Laserterapia, Fitoterapia e Canabidioides. Os temas foram apresentados por profissionais renomados da área.
Mesas redondas
Após as palestras, foram realizadas mesas redondas que discutiram “A influência dos fatores epigenéticos nos procedimentos estéticos”, moderada por Romel Altoé, com a participação de Luciana Diaz – HOF, de Susy Simões – Terapia Floral, e de Rosana Souto – Acupuntura. E, ainda, “Canabinoides e sistema endocanabinoide na harmonização orofacial”, moderada por Guilherme Martins, com a participação de Rogério Zambonato – CTBMF, de Maria Helena Monteiro – Fitoterapia, e de Romel Altoé – Hipnoterapia.
Durante o evento, os palestrantes foram agraciados com certificado pela coordenadora do evento, Susy Simões, e pelo presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos. Na ocasião, o presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos, recebeu da Câmara Técnica de Odontologia Integrativa uma placa de homenagem pelo brilhantismo e competência em conduzir a Autarquia durante as gestões 2018-2021 e 2022-2023, com notório reconhecimento e apoio a Odontologia Integrativa.

FEOI
Paralelamente as apresentações, ocorreu a 3ª Feira de Experiências de Odontologia Integrativa (FEOI), onde empresas expuseram produtos terapêuticos inovadores que atuam na saúde e bem-estar.
Na ocasião, os participantes puderam conhecer e experimentar os produtos e fazer auriculopuntura, ozonioterapia auricular, terapia floral, entre outros.

Assista o evento on-line
Quem não conseguiu comparecer ao evento, pode ter acesso as palestras no canal do CRO-DF no YouTube. (clique aqui e assista)
Confira fotos do evento: (clique aqui e acesse as fotos)