INSCRIÇÃO PRINCIPAL DE AUXILIAR DE PRÓTESE DENTÁRIA (APD)

(concluiu o curso, possui certificado, ou atua na área)

O QUE É?

A inscrição principal (definitiva) é concedida ao portador de certificado de auxiliar de prótese dentária expedido por curso que atendam, integralmente, ao disposto nas normas vigentes, ou àquele que apresente declaração do exercício da atividade firmada por cirurgião-dentista ou por técnico em prótese dentária.

O auxiliar de prótese dentária poderá exercer sua atividade, sempre sob a
supervisão do cirurgião-dentista ou do técnico em prótese dentária, em consultórios, clínicas odontológicas ou laboratórios de prótese
dentária, em estabelecimentos públicos ou privados.

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Qualquer cidadão que tenha concluído o curso de APD e já possua o certificado, bem como o profissional que apresente declaração do exercício da atividade firmada por cirurgião-dentista ou técnico em prótese dentária, em ambos os casos, o profissional deve ter concluído, pelo menos, o ensino fundamental.

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

• CPF;
  • RG ou CNH;
  • título de eleitor;
  • certidão de nascimento ou casamento (se for o caso);
  • documento militar (para profissionais do sexo masculino);
  • comprovante de tipo sanguíneo (clique aqui e acesse o modelo do CRO-DF;
  • certificado do curso de APD;
  • caso não possua o certificado, o profissional poderá requerer a sua inscrição por meio de declaração firmada por um cirurgião-dentista ou técnico em prótese dentária inscrito no CRO-DF; Clique aqui.
  • comprovante de residência recente;
  • diploma ou histórico do ensino fundamental; e
  • 1 (uma) foto 3×4 recente, de frente, colorida e com fundo branco.

COMO PROCEDER PARA SOLICITAR A INSCRIÇÃO PRINCIPAL DE APD?

1.Acesse Serviços On-line / Pré-inscrição on-line

2.Selecione no item Novo / Profissional a sua categoria, auxiliar de  prótese dentária.

3.Siga o passo a passo, preencha atentamente todos os campos obrigatórios e anexe os documentos solicitados (frente e verso, quando for o caso).

Obs.: Não esqueça que deverá optar pelo TIPO DE INSCRIÇÃO – PRINCIPAL PROVISÓRIA / Profissional.

QUAIS AS ETAPAS DESTE SERVIÇO?

1.O setor de atendimento irá receber e protocolar a solicitação, de acordo com a ordem de entrada dos pedidos.

2.Após isso, o solicitante será informado se a inscrição foi ou não deferida. Caso seja deferida, o profissional receberá um link, por e-mail, para acesso aos boletos para pagamento das taxas de inscrição.

3.Caso não seja deferida, o solicitante será informado sobre quais são as pendências que deverão ser regularizadas imediatamente, sob pena de indeferimento do pedido.

4.Somente após a regularização de todas as pendências apontadas, se for o caso, e do pagamento das taxas é que será possível dar prosseguimento ao processo e gerar o número de inscrição no CRO-DF.

QUANTO CUSTA?

• taxa de inscrição: R$ 17,56;
  • anuidade*: R$ 54,79.

Até 31/03 a anuidade será cobrada no valor integral, após essa data a cobrança será proporcional aos meses restantes do ano.

Clique aqui e confira a Decisão CFO-14/2022, que fixou os valores das anuidades e taxas de 2024.

QUAL O PRAZO MÉDIO?

Prazo estimado de até 5 dias úteis, contados a partir da data do pagamento das taxas.

COMO FAÇO PARA SABER SE A MINHA INSCRIÇÃO FOI EFETIVADA E QUE JÁ POSSO RETIRAR A CÉDULA PROFISSIONAL?

1.No prazo médio de até 5 dias úteis, contados a partir da data de confirmação do pagamento das taxas, o profissional poderá consultar em Serviços On-line / Consultar inscritos  se já possui número de inscrição no CRO-DF.

2. Cadastrar no aplicativo do CFO-ID e baixar a cédula digital. Caso deseje a cédula impressa, o profissional deverá acessar seu login no link https://cro-df.implanta.net.br/servicosonline/ e solicitar uma segunda via da cédula, no valor de R$ 27,12. Após 48 horas do pagamento poderá retirar sua cédula no CRO-DF ou na Delegacia de Taguatinga. Para isso deverá trazer uma foto 3×4 e o diploma original.

LEGISLAÇÃO RELACIONADA

SUPORTE AO SERVIÇO

Para dúvidas relacionadas a este serviço, gentileza, entrar em contato com o setor de atendimento do CRO-DF pelo e-mail atendimento@crodf.org.br ou telefone (61) 3035-1888 – opção 1.