INSCRIÇÃO SECUNDÁRIA DE AUXILIAR EM SAÚDE BUCAL (ASB)

(possui inscrição principal em outro estado e pretende atuar também no DF)

O QUE É?

A inscrição secundária é concedida ao profissional que pretende se inscrever no CRO-DF, para exercer as atividades no Distrito Federal, mantendo a sua inscrição principal no Conselho de origem.

O profisisonal poderá manter quantas inscrições secundárias forem necessárias para o exercício de suas atividades nos estados, entretanto, deverá pagar as anuidades em todos os CROs em que possuir inscrição ativa, independente de exercer as atividades naquele estado, até que solicite o cancelamento da(s) inscrição(ões) na(s) jurisdição(ões) em que deixar de atuar.

 

QUEM PODE UTILIZAR ESTE SERVIÇO?

Auxiliar em Saúde Bucal que possui inscrição principal em outro estado e que queira atuar também no Distrito Federal.

 

QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

  • CPF;
  • RG ou CNH;
  • título de eleitor;
  • certidão de nascimento ou casamento (se for o caso);
  • documento militar (para profissionais do sexo masculino);
  • comprovante de tipo sanguíneo clique aqui e acesse o modelo do CRO-DF;
  • comprovante de residência recente;
  • certificado do curso de ASB, devidamente assinado (mínimo 300 horas);
  • caso não possua o certificado, o profissional poderá solicitar sua inscrição, desde que comprove o exercício da atividade de ASB antes da promulgação da Lei nº 11.889, de 24 de dezembro de 2008, por meio de anotação em carteira de trabalho, como Atendente ou Auxiliar de Consultório Dentário, ou ato oficial de serviço público;
  • diploma ou histórico do ensino fundamental; 

 

COMO PROCEDER PARA SOLICITAR A INCRIÇÃO SECUNDÁRIA?

1.Acesse Serviços On-line / Pré-inscrição on-line 

2.Selecione no item Novo / Profissional a sua categoria, auxiliar em  saúde bucal.

3.Siga o passo a passo, preencha atentamente todos os campos obrigatórios e anexe os documentos solicitados (frente e verso, quando for o caso).

Obs.: Não esqueça que deverá optar pelo TIPO DE INSCRIÇÃO – SECUNDÁRIA / Profissional.

 

QUAIS AS ETAPAS DESTE SERVIÇO?

1.O setor de atendimento irá receber e protocolar a solicitação, de acordo com a ordem de entrada dos pedidos.

2.Após isso, o solicitante será informado se a inscrição foi ou não deferida. Caso seja deferida, o profissional receberá um link, por e-mail, para acesso aos boletos para pagamento das taxas de inscrição, de expedição da cédula de identidade profissional, bem como da anuidade.

3.Caso não seja deferida, o solicitante será informado sobre quais são as pendências que deverão ser regularizadas imediatamente, sob pena de indeferimento do pedido.

4.Somente após a regularização de todas as pendências apontadas, se for o caso, e do pagamento das taxas é que será possível dar prosseguimento ao processo e gerar o número de inscrição no CRO-DF.

5.O solicitante receberá uma ficha de inscrição para assinatura, a qual deverá ser remetida ao CRO-DF por meio do e-mail atendimento@crodf.org.br .

6.O CRO-DF solicitará ao CRO de origem a cópia completa do prontuário do interessado. Caso a resposta às informações solicitadas revele a existência de irregularidades no CRO onde possui inscrição principal (seja ética, financeira ou cadastral), e que constitua impedimento à concessão da inscrição secundária, esta não será efetivada.

7.Somente após o recebimento da documentação do CRO de origem é que será possível gerar o número de inscrição no CRO-DF.

 

QUANTO CUSTA?

  • taxa de inscrição: R$ 17,56;
  • anuidade*: R$ 54,79.

* Até 31/03 a anuidade será cobrada no valor integral, após essa data a cobrança será proporcional aos meses restantes do ano.

Clique aqui e confira a Decisão CFO-14/2022, que fixou os valores das anuidades e taxas de 2024.

 

QUAL O PRAZO MÉDIO?

Prazo estimado de 30 a 90 dias (condicionado ao envio da documentação por parte do CRO de origem, onde possui inscrição principal).

 

COMO FAÇO PARA SABER SE A MINHA INSCRIÇÃO FOI EFETIVADA E QUE JÁ POSSO RETIRAR A CÉDULA PROFISSIONAL?

1.O CRO-DF comunicará ao interessado, por e-mail ou telefone, que a inscrição secundária foi concluída.

2. Cadastrar no aplicativo do CFO-ID e baixar a cédula digital. Caso deseje a cédula impressa, o profissional deverá acessar seu login no link https://cro-df.implanta.net.br/servicosonline/ e solicitar uma segunda via da cédula, no valor de R$ 27,12. Após 48 horas do pagamento poderá retirar sua cédula no CRO-DF ou na Delegacia de Taguatinga. Para isso deverá trazer uma foto 3×4 e o diploma original.

 

LEGISLAÇÃO RELACIONADA

 

SUPORTE AO SERVIÇO

Para dúvidas relacionadas a este serviço, gentileza, entrar em contato com o setor de atendimento do CRO-DF pelo e-mail atendimento@crodf.org.br ou telefone (61) 3035-1888 – opção 1.

Agendamento de Atendimento Presencial.

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