Campanha nacional visa alertar a população sobre a importância da saúde bucal infantil com ênfase nos cuidados ortodônticos

A campanha Julho Laranja busca sensibilizar a sociedade em desenvolver uma cultura de educação e prevenção dos cuidados ortodônticos na saúde bucal das crianças. A data no calendário anual foi escolhida devido às férias escolares, para que os pais ou responsáveis, lembrem-se de levar “os pequenos” ao ortodontista, durante esse período.

A iniciativa destaca a necessidade de detectar precocemente problemas relacionados ao desenvolvimento dos dentes e maxilares das crianças na busca de intervir e corrigir os problemas o mais cedo possível, além de sensibilizar a população sobre a ortodontia preventiva, a campanha também busca estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis na infância e uma higiene bucal adequada. No Distrito Federal, o Supremo Tribunal Federal (STF), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) aderiram à campanha e iluminaram os monumentos da cor laranja.

Uma das principais razões para promover a conscientização sobre a saúde bucal infantil é que problemas ortodônticos não tratados podem ter impactos significativos na qualidade de vida das crianças. Segundo a ortodontista Denise Poubel, na faixa etária do público alvo que é de 5 a 12 anos de idade, os olhos do profissional são treinados para detectar o que não é esperado para essa idade. “Dentes desalinhados, mordidas cruzadas (anteriores e posteriores), mordidas abertas, ausência de espaço, falha na sequência de irrupção dos dentes, identificação de hábitos nocivos à saúde bucal entre outras condições que podem afetar até a autoestima”, comentou a profissional.

Para a ortodontista, é muito importante prevenir esses problemas.  Ter uma boa amamentação e alimentação saudável capazes de prover o subsídio para um crescimento adequado é essencial para prevenir problemas odontológicos. “Entretanto, não podemos evitar a influência genética, a influência do ambiente e o aparecimento de alguns hábitos prejudiciais. É aí que entra o olhar clínico e crítico do profissional para diagnosticar e orientar os pais e responsáveis nas condutas terapêuticas mais acertadas e cientificamente comprovadas”, explicou.

Mesmo após o mês de julho, a atenção à saúde bucal infantil deve ser contínua. Pais, cuidadores e profissionais de saúde precisam trabalhar juntos para garantir que as crianças recebam os cuidados necessários, em busca de um futuro com dentes saudáveis e um sorriso radiante.

Ao promover o Julho Laranja, espera-se reduzir os índices de problemas ortodônticos não tratados e melhorar a saúde bucal das crianças. O objetivo é de diminuir a quantidade e o grau de severidade nas intervenções, melhorar a qualidade de vida e conduzir padrões de crescimento mais favoráveis nas crianças.  “Prevenção é sempre o caminho mais inteligente e racional. Com a campanha buscamos, ainda, reduzir a possibilidade de fraturas nos dentes da frente desses pequenos, favorecemos uma higiene bucal mais facilitada, além de diminuirmos o bulling no ambiente infanto-juvenil”, concluiu a ortodontista.

Principais focos da campanha incluem:

Identificação precoce de problemas ortodônticos: O diagnóstico precoce de condições como mordida cruzada, dentes tortos ou apinhados e problemas de crescimento ósseo permite iniciar o tratamento o quanto antes, obtendo melhores resultados e reduzindo a necessidade de intervenções mais invasivas no futuro.

Conscientização sobre a importância da higiene bucal: Escovar os dentes corretamente, usar fio dental e adotar uma dieta saudável são práticas fundamentais para prevenir doenças dentárias e manter a saúde bucal em dia.

Orientação aos pais e cuidadores: Os pais desempenham um papel crucial na promoção da saúde bucal das crianças. Durante o Julho Laranja, são oferecidas orientações sobre o cuidado com a higiene oral, o acompanhamento do desenvolvimento dos dentes e maxilares, e a importância de consultar um ortodontista regularmente.

Acesso aos serviços ortodônticos: A campanha também busca conscientizar sobre a importância de buscar atendimento ortodôntico adequado. Informações sobre os serviços disponíveis, formas de acesso e a importância do acompanhamento profissional são divulgadas para incentivar as famílias a procurarem ajuda quando necessário.