A luta da classe odontológica contra a Educação à Distância (EaD) na Odontologia, foi destaque na edição de 25.01 (quinta-feira) do Jornal da Record, em reportagem que contou com a participação do presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale.

A reportagem, veiculada em rede nacional no principal programa jornalístico da emissora Record, abordou o ponto de vista dos profissionais e acadêmicos da odontologia sobre os problemas com esta modalidade de ensino, além das consequências prejudiciais ao aprendizado e futuros pacientes. Em sua entrevista, o presidente do CFO, Juliano do Vale, falou sobre os perigos que esta forma de ensino pode trazer. “Nosso receio, nossa luta e a nossa campanha, é para esclarecer a população dos riscos de se ter um profissional de saúde, Cirurgião-Dentista ou qualquer outro, formado nessa modalidade (EAD), que pode colocar em risco a qualidade da formação e consequentemente a qualidade do serviço prestado à população”, explicou.

A fala do presidente do CFO faz referência a um abaixo-assinado digital promovido pelo Conselho, e lançado durante o 41º CIOSP, em parceria com a ABENO, APCD, ABCD e SBPqO. A campanha disponível no site oficial do Conselho (clique aqui para acessar) visa coletar apoio de Cirurgiões-Dentistas, técnicos, acadêmicos, profissionais da área e população em geral. Ao final, o documento será entregue ao MEC para reforçar e demonstrar a rejeição da sociedade à proposta.

A proposta do EaD na Odontologia tramita no Ministério da Educação (MEC) desde 2022 e vem sendo criticada pelas entidades representativas dos cirurgiões-dentistas por colocar em risco a qualidade da formação dos profissionais e do atendimento aos cidadãos.

Assista a matéria na íntegra clicando aqui.