Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

A campanha busca promover a conscientização e oferecer apoio, enquanto destaca a importância do diálogo

O mês de setembro foi escolhido para a realização da campanha Setembro Amarelo, que conscientiza sobre a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental. Idealizada no Brasil desde 2015, a campanha utiliza a cor “amarela”, usada mundialmente como referência direta ao Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Segundo a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, só este ano, foram realizados 130 mil atendimentos de atenção psicossocial. Neste ano, o tema abordado pela campanha nacional é “Se precisar, peça ajuda”. O objetivo é estimular nos cidadãos brasileiros uma postura ativa em relação ao cuidado com a própria saúde mental e no apoio a quem está por perto.

Embora a ação não esteja diretamente relacionada à saúde bucal, é importante entender que a saúde mental e a bucal estão interligadas. Além disso, os profissionais de saúde bucal devem estar atentos aos sinais de estresse e ansiedade em seus pacientes e oferecer orientações sobre como manter uma boa higiene oral, mesmo durante períodos difíceis. “Com o extremo sofrimento psíquico gerado pela depressão, alguns pacientes abandonam o autocuidado. O desânimo característico dessa condição tem o poder de afetar tarefas básicas do dia a dia, como banho e escovação dos dentes. Por isso, o apoio ao paciente depressivo passa pelos cuidados psiquiátricos, mas também de saúde bucal, a fim de evitar ou tratar as sequelas da falta do autocuidado”, explica o presidente do CRO-DF Marco Antônio dos Santos.

Pensando na importância de debater o tema, o Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) irá realizar no dia 12 de setembro, a partir das 19h, uma palestra sobre Setembro Amarelo – Relação biderecional entre saúde mental e saúde oral, que será ministrada pela cirurgiã dentista Simone Carrara, presidente da Câmara Técnica de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial do CRO-DF; especialista em DTM e Dor Orofacial; especialista em Dor Crônica e fundadora da Sociedade Brasileira de DTM e Dor Orofacial (SBDOF).

As inscrições da palestra, que será transmitido pelo canal do CRO-DF no YouTube, será gratuita e poderá ser realizada clicando aqui. Ao final do evento, será emitido um certificado aos participantes.

CONTINUE LENDO

BLOG

Imposto de Renda 2024!

Com o início do período para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o CRO-DF convidou o contador e advogado Mardonedes Camelo

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: