Após denúncia, CRO-DF flagra falso profissional atuando em clínica ilegal no Gama

Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Após denúncia ao Setor de Fiscalização do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), foi flagrado mais um caso de falso profissional em atuação. O fato aconteceu na última quinta-feira (23), no Gama.

Trata-se de um homem que atuava ilegalmente em um consultório, utilizando número de registro de outro profissional, cuja inscrição estava, inclusive, cancelada no DF.

Além disso, o estabelecimento estava sob a responsabilidade do falso profissional e funcionava ilegalmente.

No momento da abordagem, foram recolhidos orçamentos de tratamentos odontológicos realizados pelo denunciado. Também foi registrada a situação insalubre constatada no local.

Foi localizado, ainda, um bloco de receituário com o nome de uma cirurgiã-dentista. Ela poderá responder pelo acobertamento do exercício ilegal da Odontologia por pessoa não habilitada. A penalidade está prevista no Código de Ética Odontológica, nos art. 51, art. 53, inciso II, art. 54 e art. 59.

O caso foi encaminhado para a delegacia do Gama e o indiciado vai responder criminalmente, na justiça comum, pelo crime de exercício ilegal, previsto no art. 282 do Código Penal, visto que não possui registro no CRO-DF para que possa responder eticamente. A pena é detenção de seis meses a dois anos. Se o crime é praticado com o fim de lucro, aplica-se também multa.

CRO-DF

A atividade-fim do CRO-DF é fiscalizar o exercício da Odontologia. Sendo assim, a fiscalização atua de modo a manter constante comunicação com os estudantes e profissionais de Odontologia, para que estejam de acordo com as normas do Conselho, propiciando segurança e saúde aos cidadãos.

“Estamos sempre trabalhando para fiscalizar consultórios e profissionais, proporcionando aos cidadãos serviços odontológicos de qualidade e saúde”, disse o presidente do conselho, Dr. Marco Antônio dos Santos (CRO-DF 2125).

Denuncie!

O site do CRO-DF disponibiliza canais para denúncia de práticas irregulares e ilegais. Acesse https://cro-df.org.br/, no campo “Fiscalização”, “Denúncia Formal” ou “Denúncia Anônima”.

Você pode denunciar também por meio do e-mail do Setor de Fiscalização (fiscalizacao@crodf.org.br) ou pelo número de WhatsApp (61) 99909-6075.

CONTINUE LENDO

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: