Nesta quinta-feira, 23.11, aconteceu na cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo, a Assembleia Conjunta CFO/CROs, que reuniu Conselheiros Federais e os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia.

Após a abertura dos trabalhos, realizada pelo Presidente do CFO, Juliano do Vale, foram colocadas em discussão as pautas para deliberação dos conselheiros.

Não incidência de multa eleitoral

A multa eleitoral referente a Eleição 2023 para os Conselhos Regionais foi o primeiro tema a ser deliberado. Por maioria de votos, foi decidido que não haverá a incidência de multa eleitoral àqueles profissionais aptos que não votaram no último pleito para escolha dos membros dos Conselhos Regionais de Odontologia. A decisão é válida apenas para as eleições ocorridas em 2023.

Acordo de cooperação com a ABIMO

Foi assinado durante a Assembleia Conjunta um acordo de cooperação entre o Conselho Federal de Odontologia e a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO). O acordo que prevê uma ampla colaboração entre os entes, visa alinhar o desenvolvimento de diversos projetos e ações conjuntas.

A primeira ação a ser desenvolvida é uma pesquisa geral sobre a Odontologia, a saúde bucal e a indústria médico odontológica no país. O projeto será custeado pela ABIMO e ajudará a subsidiar o planejamento estratégico e ações para a área odontológica.

O CEO da ABIMO, Paulo Fraccaro, deu a tônica da parceria. “Se a indústria não tiver uma parceria segmentada com quem utiliza seus produtos, ela não inova, não cresce e não tem sentido em existir. Dos diversos segmentos que temos no setor de dispositivos médicos, a Odontologia é o único superavitário, ou seja, nós mais importamos do que exportamos, e isto demonstra a relevância da Odontologia no país. O maior objetivo dessa parceria é fortalecer a profissão do cirurgião-dentista. Com esse acordo será possível colocar mais de cem empresas a disposição do CFO, para que juntos possamos continuar trazendo a Odontologia brasileira para um lugar de destaque”.

O presidente do CFO, Juliano do Vale, também falou sobre a relevância do acordo. “É importante que continuemos a buscar melhorias em todas as áreas da cadeia de trabalho da Odontologia. Com essa parceria, podemos ter uma colaboração mútua em diversas frentes e, com isso, impulsionar o desenvolvimento dos tratamentos de saúde bucal e da produção de produtos odontológicos. É um cenário promissor para o paciente, para os produtores e para os profissionais da nossa classe”, pontuou.

Melhorias estruturais no Sistema Conselhos

Durante a Assembleia também foram apresentados números e discutidas ações sobre a fiscalização e os programas e convênios entre o CFO e os CROs pra melhorias administrativas e estruturais dos Conselhos Regionais.

Fórum de Odontologia Hospitalar discute trabalho realizado na Baixada Santista

Durante esta sexta-feira, 24, foi realizado o Fórum de Odontologia Hospitalar (OH) da Baixada Santista. O evento reuniu importantes nomes da especialidade, com palestras e depoimentos sobre o desenvolvimento do trabalho em hospitais e como a Odontologia Hospitalar pode continuar expandido sua atuação. A destacada atuação a OH durante a pandemia de COVID 19, e o trabalho de cirurgiões-dentistas na prevenção e tratamento de infecções e sepses também foi abordado.

O fórum contou com a colaboração da Associação de Cirurgiões-Dentistas da Baixada Santista (ACDBS), do Sindicato dos Odontologistas de Santos e Região (Sindiodon), da Prefeitura de Santos, do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, da Câmara Técnica de Odontologia Hospitalar do CROSP e do Conselho Federal de Odontologia.

Confira as fotos da assembleia aqui.