A convite da Afonso França Engenharia, o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), Dr. Marco Antônio, palestrou sobre saúde bucal aos colaboradores da empresa. O encontro aconteceu na última quarta-feira (30), pela manhã, em Brasília. Aproximadamente 230 funcionários participaram da orientação.

Na ocasião, o presidente falou da importância de cuidar da higiene bucal e da visita ao cirurgião-dentista periodicamente. Exemplos de como fazer a escovação de modo correto e, no mínimo, três vezes ao dia, o uso do fio dental, como prevenir o aparecimento de cáries e ficar atentos à gengivite, a tártaros e ao câncer de boca foram os principais temas da palestra.

Ainda sobre o câncer de boca, Dr. Marco Antônio frisou sobre a importância de identificar a doença no estágio inicial. “Este tipo de câncer apresenta pouca ou nenhuma sintomatologia, o que reforça, ainda, a necessidade da consulta odontológica com periodicidade a cada seis meses, independente do surgimento de sintomas. A chance de cura do câncer de boca com o diagnóstico precoce reverteria à alta taxa de mortalidade provocada pela doença no país.”, alertou. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a estimativa de 2020 foi de 15.190 novos casos, sendo 11.180 homens e 4.010 mulheres.

A visita periódica ao consultório odontológico também serve para prevenir outras possíveis doenças bucais.

A engenheira Maria Polyanna agradeceu a participação do Conselho no projeto Diálogo de Segurança (DDS), existente na organização e que tem como objetivo trazer temas relevantes, toda quarta-feira pela manhã, para o conhecimento dos funcionários.

Ao final, o CRO-DF distribuiu cartilhas educativas e kits de escovação.