A posse oficial de posse do biênio 2022-2023 aconteceu no dia 01/01/2022, a sessão pública de posse reforçou de forma presencial o papel da gestão que tem como lema “acolher para servir” que incentiva o ético da Odontologia e valorização profissional

Na última quinta-feira (24), de forma presencial, aconteceu a Sessão Pública de Posse do Novo Plenário do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), no auditório da Legião Boa Vontade (LBV)-Brasília. A gestão empossada ficará no cargo durante os anos de 2022-2023. Os membros do conselho já estavam em exercício desde o dia 1º de janeiro, após a posse oficial, que ocorreu por meio de solenidade realizada de forma virtual e transmitida ao vivo pelo canal do CRO-DF no Youtube (@TVCRODF).

Para o presidente do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos, assumir o cargo em plena pandemia causada pela Covid-19, foi um momento com muitos desafios, porém com conquistas de sucesso. “Assumir novamente a gestão do CRO-DF é realmente um desafio, mas que a gente gosta muito. Na nossa gestão, a gente trouxe muitos benefícios do setor público. Percorremos com ações em meio à pandemia para conseguir a vacinação para os profissionais da odontologia, e com a conquista, a vacina trouxe um pouco de segurança para que voltassem os atendimentos nos consultórios, essas foram umas das muitas conquistas que tivemos como gestão”, declarou o presidente do CRO-DF.

No evento, foram empossados: Dr. Marco Antônio dos Santos, como presidente; Dr. Ricardo Fabris Paulin, como secretário; Dr. Arlindo Abreu de Castro Filho, como tesoureiro; Dra. Kênia Maria de Andrade Rodrigues de Oliveira, como presidente da Comissão de Tomada de Contas; Dr. Wagner Gomes Reis, como presidente da Comissão de Ética; e Dra. Gláucia de Ávila Oliveira e Dr. Thales Vilas-Boas Fonseca, como conselheiros suplentes. Justificada a ausência dos conselheiros suplentes eleitos Dra. Cláudia Lúcia Moreira e Dr. Mário Genaro Borges. “É com muito orgulho que eu estou aqui pós-pandemia, nossa primeira reunião presencial, essa posse do Conselho Regional de Odontologia do DF, uma honra está aqui, juntamente com o Dr. Marco Antônio, juntamente com outros conselheiros. Eu tenho certeza de que essa gestão vai ser próspera para o nosso biênio de 2022 e 2023, a nova gestão vai trazer acima de tudo a valorização da nossa profissão, cada vez mais valorizada no DF”, afirmou o tesoureiro do CRO-DF, Dr. Arlindo Abreu de Castro Filho.

Conselheiros e convidados

Foram convidados para participar da mesa de cerimônia, em primeiro o vice-presidente do CRO-DF, Dr. Nazareno Ávila, que presidiu a Sessão Pública, seguido pelo presidente eleito do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos, o Deputado Distrital, Leandro Grass,  a presidente do CRO-RR, Lidiane Cavalcante Vanderlei, o presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Taguatinga, Marcelo Basílio da Motta Gabriel, o presidente da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem – ABRO, Maurício Barriviera, e a presidente da Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial  Sessão DF – ABOR-DF, Denise Poubel.

Os conselheiros efetivos e suplentes foram convidados a participar da “Tribuna de Honra”, são eles: Dr. Ricardo Fabris Paulin, Dr. Arlindo Abreu de Castro Filho, Dra. Kênia Maria de Andrade Rodrigues de Oliveira, Dr. Wagner Gomes Reis, Dr. Thales Vilas-Boas Fonseca; e Dra. Gláucia de Ávila Oliveira. Na ocasião, teve entrega dos certificados do CFO aos conselheiros da gestão 2018-2021, pelos serviços prestados à classe odontológica do Distrito Federal. Foram homenageados: Dr. Marco Antônio dos Santos, presidente na gestão anterior; Dr. José Sebastião Lopes Borges, tesoureiro na gestão anterior; Dr. Ricardo Fabris Paulin, presidente da Comissão de Tomada de Contas na gestão anterior; Dr. Thales Vilas-Boas Fonseca, presidente da Comissão de Ética na gestão anterior; Dr. João Geraldo Bugarin Júnior, Dra Maria Isabel Aguilar, Dr. Samuel Henrique Veiga de Mendonça; e Dra. Susy Cristina Rosa Simões, conselheiros suplentes na gestão anterior.

“Um grande privilégio participar da solenidade de posse dos conselheiros do CRO-DF. Evento excelente que traz com muita propriedade a importância do Conselho para o Distrito Federal”, comentou a convidada, a pró-reitora administrativa do Centro Universitário ICESP, Zenilde Ruas Santana.

Para o presidente do Conselho, Dr. Marco Antônio, a gestão acolher para servir atuará em fomentar a valorização da categoria, o exercício legal e ético da Odontologia, visando a proteção da sociedade e dos profissionais. “A nossa gestão busca muito além de prestigiar os profissionais comprometidos com a ética Odontológica, trabalhamos para atuar ativamente conforme previsto pelas legislações vigentes, a fim de coibir a prática ilegal e irregular da Odontologia, com a perspectiva de melhorar, cada vez mais, a atuação profissional na área, de forma qualificada e segura para a sociedade”.