Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Evento contou a participação de profissionais da Odontologia, estudantes e participantes do programa “Conhecendo o Parlamento” da Escola do Legislativo da CLDF

O Dia do Cirurgião-Dentista foi comemorado no dia 25 de outubro, em sessão solene, na Câmara Legislativa. A solenidade ocorreu no plenário e contou com a participação de profissionais da Odontologia, estudantes do Centro de Ensino Fundamental do Recanto das Emas e participantes do programa “Conhecendo o Parlamento” da Escola do Legislativo da CLDF.

O autor da homenagem, deputado Pastor Daniel de Castro (PP), exaltou a profissão e disse que poucas áreas dentro do campo da saúde evoluíram tanto em tão pouco tempo como a Odontologia. “A especialidade passou por um processo de modernização. Os procedimentos se tornaram mais simples e ágeis, isso se dá pela valorização das pessoas a importância da saúde bucal e facial”, relatou.  

Em nome da categoria, o presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, Wendel Teixeira Santos, agradeceu a homenagem e destacou a importância do trabalho da odontologia na promoção da saúde bucal para a população. “Contribuímos para qualidade de vida e bem-estar dos nossos pacientes. Educamos e os conscientizamos para que todos tenham acesso a uma saúde de qualidade”, comentou. Wendel também apelou as autoridades pelo reconhecimento do cirurgião-dentista e que a profissão seja remunerada de maneira mais justa. 

O presidente da Associação Brasileira de Odontologia – Regional Taguatinga, Marcelo Basílio da Motta Gabriel parabenizou o deputado pela homenagem e informou que realizará um curso de auxiliar em saúde bucal para cinquenta mulheres vítimas de violência. “Por meio de nossa atividade laboral, podemos transformar histórias de vida”, comentou. A Associação Brasileira de Odontologia – Seção DF, por meio de seu presidente Aroldo Pinheiro de Moura Neto, pediu que a saúde bucal fosse ampliada e sugeriu que um concurso público para técnico em saúde bucal seja realizado no Distrito Federal. “A Odontologia se faz pelo cirurgião-dentista, mas a equipe auxiliar é fundamental para que tudo funcione”, concluiu. 

Representante da Coordenação-Geral de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Flávia Santos Oliveira de Paula, explanou as estratégias amplas voltadas à prevenção de doenças, que possibilitem hábitos de higiene bucal e acesso à água tratada e fluoretada, entre outras ações preventivas. 

Pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), Samir Najjar citou que há 139 anos essa data é comemorada pela classe como o Dia do Cirurgião-Dentista e destacou a importância da prevenção da saúde bucal. O representante do CFO também aproveitou a oportunidade para contestar contra a possibilidade de criação de cursos de ensino a distância em saúde bucal, uma vez que a formação deve ser essencialmente prática.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, Marco Antônio dos Santos, considerou que o Dia do Cirurgião-Dentista celebra a profissão e congrega cerca de dez mil cirurgiões-dentistas no DF. “Atuamos com dedicação, ética, paixão e gratidão pela profissão, além de fazermos a diferença na vida das pessoas através do nosso trabalho”, comentou. Para Marco Antônio, a melhor maneira de ofertar o serviço à sociedade seria com a restruturação da carreira e a regulamentação da saúde suplementar.

Por sua vez, a gerente de serviços de odontologia da Secretaria de Saúde do DF, Francielle Gonçalves, enumerou a atuação em saúde bucal da pasta e comentou sobre a importância da cooperação entre a SES, pacientes e entidades para fortalecer a Odontologia. 

Ao final do evento foram entregues moções de louvor a profissionais que se destacaram pelos serviços prestados à população do DF, com destaque para a moção de louvor póstuma a Gerson Castro de Sousa, irmão do Pastor Daniel de Castro. A homenagem ao deputado foi realizada pelo presidente do CRO-DF, Marco Antônio.

Confira aqui as fotos do evento.

CONTINUE LENDO

BLOG

Imposto de Renda 2024!

Com o início do período para a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), o CRO-DF convidou o contador e advogado Mardonedes Camelo

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: