Compartilhe este post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp

Em ofício, CRO-DF solicita à Casa Civil do DF aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 para os profissionais da Odontologia.

A Autarquia Federal, que tem como uma de suas finalidades zelar pelo correto e pelo pleno exercício da Odontologia, solicitou que o órgão verifique a possibilidade de aplicação da dose extra da vacina contra a Covid-19, como reforço às já aplicadas para os cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal, técnicos em prótese dentária, auxiliares em saúde bucal e auxiliares de prótese dentária, que atuam na rede pública ou privada de saúde do DF.

No ofício, o CRO-DF ressaltou que o avanço da variante Delta do coronavírus fez com que o mundo repensasse a forma de ação contra a disseminação do vírus, fazendo-os considerar ou, até mesmo, ministrar a terceira dose na população. O tema ainda divide especialistas, contudo, pois cada país tem adotado orientações diferentes sobre a dose de reforço.

Ambiente de trabalho

Como é sabido, o ambiente de atendimento em Odontologia carrega riscos de infecção viral em razão de procedimentos que envolvem a comunicação face a face com pacientes, da exposição frequente à saliva, a sangue e a outros fluidos corporais, bem como pelo manuseio de instrumentos perfurocortantes.

Ademais, diversos procedimentos odontológicos produzem aerossóis e gotículas (alta rotação, seringa tríplice, ultrassom, entre outros), que podem estar contaminados com o vírus. Tais características denotam a imprescindibilidade de vacinação prioritária a esses profissionais.

Reunião

O presidente do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos, acompanhado do Dr. Maurício Barriviera, que é presidente da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica e Diagnóstico por Imagem (ABRO) e representante da Clínica Fenelon, estiveram nessa terça-feira (31/08), no Gabinete do Secretário Geral da Casa Civil do DF, Dr. Gustavo da Rocha, para pleitear a priorização da terceira dose de vacinação para a classe Odontológica. Estava presente também o Chefe de Assessoria Estratégica do Gabinete do Governador, Dr. Renato Oliveira Ramos.

CONTINUE LENDO

Agendamento de Atendimento Presencial.

Escolha o local do agendamento abaixo: