Criado em 14 de abril de 1964, com a aprovação da lei federal. São 60 anos de fundação do CFO, marco importante para a Odontologia

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) celebrou seus 60 anos de história nesta terça-feira (9), no plenário da Câmara dos Deputados, com a participação de senadores, deputados, representantes de entidades de classe e grandes nomes da odontologia.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal, Carlos Henrique Guimarães, esteve presente da sessão que foi proposta pelos Deputados Otoni de Paula e Carlos Henrique Gaguim, com a presença da coordenadora geral de saúde bucal do Ministério da Saúde, Doralice Severo, o Presidente do CFO, Juliano do Vale, representantes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o país, o presidente da Federação Nacional dos Odontologistas (FNO), Ailton Coelho de Ataíde Filho, e o presidente da Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Paulo Murilo.

Para o presidente do CROP-DF, este é um grande marco para a Odontologia. “A saúde bucal é um direito de todos, ver o Conselho ser homenageado pelos seus 60 anos de história, por cuidar da saúde bucal da população e representar de forma única os seus profissionais, é um grande marco. Agora, temos que seguir juntos em busca de uma melhor remuneração mais justa para que sejamos ainda mais valorizados”, destacou.

Já o Presidente do CFO, Juliano do Vale, disse que a solenidade ressalta a importância da Odontologia na sociedade, agradecendo o apoio das entidades de classe, conselheiros e toda a população na luta pelo cumprimento do piso salarial e pelo fortalecimento da Odontologia. “São 60 anos de história, representatividade e união.  Quero agradecer a presença de todos, por lutarem e trabalharem junto com os conselhos em prol da maior e melhor Odontologia do mundo. Quero ressaltar ainda, o apoio pela luta do piso salarial, que é nosso e que a nossa lei precisa ser cumprida”, relatou.

Outair Bastazini Filho, representando os Conselhos Regionais de Odontologia na composição da mesa, enfatizou a importância da luta ao longo desses 60 anos de história, destacando a necessidade de garantir o piso salarial não apenas para os Cirurgiões-Dentistas, mas também para os técnicos. Ele expressou sua honra em fazer parte da maior e melhor Odontologia do mundo.

O Deputado Carlos Henrique Gaguim reiterou a importância da representatividade da Odontologia no Congresso Nacional, enfatizando a necessidade de lutar por mais espaço e voz para os profissionais e o Conselho dentro da Câmara.

A Senadora Dorinha Resende, presente na sessão solene, elogiou a homenagem ao CFO pelos seus 60 anos de história, destacando a importância de líderes e representantes na Odontologia brasileira, como o Presidente Juliano do Vale.

O deputado Fabio Rueda também comentou que a remuneração do profissional da odontologia deve ser condizente com o serviço prestado. Ele é relator do projeto de Lei n° 765/2015 que altera o piso do salário mínimo dos cirurgiões dentistas. “A classe precisa de condições adequadas de trabalho e remuneração justa.  Estaremos fortalecendo a saúde bucal e o atendimento à população e devemos trabalhar incansavelmente para que esses direitos sejam efetivamente cumpridos em todo o país”, ressaltou o deputado.

O CFO conta atualmente com mais de 600 mil profissionais inscritos em todo o país e foi destacado durante a solenidade pela excelência na Odontologia e dedicação ao bem-estar da população.