O Conselho Federal de Odontologia (CFO) realizou, nessa quinta-feira (11), assembleia conjunta com os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia (CROs). Durante a reunião, os presidentes discutiram assuntos de interesse da categoria. O encontro aconteceu no Centro de Convenções Brasil 21, em Brasília. O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), Dr. Marco Antônio dos Santos, esteve presente.

Pela manhã, após a assinatura do livro de presença e da verificação e proclamação do quórum regimental, a reunião foi aberta com a apresentação “Ministério da Saúde: HIV – Profilaxia”. Na ocasião, os cirurgiões-dentistas Dr. Thiago Morelli e Dr. Sérgio Ferreira discorreram sobre o tema.

Já a cirurgiã-dentista Dra. Ana Beatriz Paes apresentou “Ministério da Saúde: Projetos SB Brasil 2020”. O projeto SB Brasil é um estudo a respeito das condições de saúde bucal da população brasileira, com realização pactuada para 2020, mas que teve a execução estendida para 2021 em decorrência da emergência sanitária do coronavírus. O estudo é desenvolvido no âmbito da Política Nacional de Saúde Bucal (PNSB), mais conhecida como Brasil Sorridente, implementada pelo Ministério da Saúde. O estudo visa identificar doenças mais prevalentes, como cárie dentária, doenças periodontais, necessidade de próteses dentárias, condições de oclusão, traumatismo dentário e o impacto dessas doenças na qualidade de vida, entre outros aspectos.

No período vigente (2021 e 2022), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lidera o levantamento epidemiológico, em articulação com a Coordenação-Geral de Saúde Bucal da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde (CGSB/SAPS/MS). A parceria envolve o apoio de secretarias estaduais e municipais de saúde, instituições representativas da odontologia, como os CRO, além de institutos de pesquisa em saúde pública.

Taxas e anuidades

O Sistema Conselhos de Odontologia aprovou por unanimidade a anuidade 2022 sem reajuste pelo sexto ano consecutivo. A proposta para que fossem mantidas, na íntegra, todas as condições e valores de anos anteriores, foi apresentada pelo Conselho Federal e acatada por todos os Presidentes dos CROs. A aprovação contempla desconto de 10% até 31 de março de 2022 para pagamento em cota única.

Com isso, serão mantidos os descontos de 30% para recém-formado com até dois anos para pagamento da cota única até 31 de março de 2022 ou inscrito no decorrer de 2022; e extensão do desconto de 33,33% para todas as inscrições secundárias de pessoas físicas. Além disso, entre os dias 1º e 31 de março de 2022, o pagamento em cota única pode ser flexibilizado em até 10 parcelas, via cartão de crédito, diretamente no site do CFO.

Os profissionais inscritos receberão o boleto com desconto na cota única de 10% em janeiro, via correio. O pagamento pode ser efetuado via site do CFO, com emissão de 2ª via do boleto ou parcelamento em cartão de crédito, e os profissionais também podem efetuar o pagamento por meio do aplicativo bancário. Aos profissionais inscritos adeptos ao sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) de pagamento, o boleto não será encaminhado via correio, mas sim ficará disponível para pagamento via aplicativo bancário.

A reunião foi coordenada pelo presidente do CFO, Dr. Juliano do Vale.

Fonte: CRO-DF* com informações do CFO. https://website.cfo.org.br/sistema-conselhos-de-odontologia-aprova-anuidade-2022-com-valor-sem-reajuste-pelo-sexto-ano-consecutivo/