Ação feita em parceria com o Sesc-DF contou com a presença de 500 pessoas

A população do Distrito Federal recebeu atendimento odontológico na terça-feira (25), durante uma ação do Conselho Regional de Odontologia do DF (CRO-DF) e do Serviço Social do Comércio no DF (Sesc-DF), na plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto.

A data do evento foi escolhida para celebrar o Dia do Cirurgião-Dentista. “Queremos parabenizar todos os profissionais pelo seu dia. Eles contribuem no dia a dia para a saúde geral da população”, disse o presidente do CRO-DF, Marco Antônio dos Santos. Segundo ele, esse tipo de ação social é importante para conscientizar a população da importância dos cuidados com a saúde bucal. “Os cuidados com a escovação, o uso do fio dental e alimentação são algumas das formas de prevenir doenças, por isso a importância de ensinar a população”, disse.

Durante a ação, cerca de 500 pessoas passaram pela Carreta da Saúde Bucal, onde foram entregues kits de higiene bucal. Cerca de 30 pessoas também foram atendidas pelos cirurgiões-dentistas da carreta que fizeram um atendimento de rotina nos pacientes. Na oportunidade, ainda foram ministradas palestras educativas sabre os cuidados com a saúde bucal e a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do Câncer Bucal, que já atingiu mais de 16 mil novos casos nos últimos anos.

Os principais fatores que podem levar ao aparecimento do câncer bucal são o vício de fumar e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. “Quando o fumo e o álcool estão associados, o risco de desenvolver a doença aumenta mais de 30 vezes. O diagnóstico pode ser feito pelo autoexame, caso qualquer alteração seja encontrada, deve-se procurar um cirurgião-dentista”, explicou o presidente do CRO-DF.

O evento faz parte da 19ª Edição da Semana de Saúde Bucal do Distrito Federal que acontece até o dia 28 de outubro, com ações sociais à população e palestras aos profissionais da Odontologia.