O Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF) promoveu, nesta semana, dia 5 de outubro, palestra sobre a saúde bucal na Asa Norte. O evento faz parte das atividades do Mês da Saúde Bucal, realizado todos os anos.

O objetivo do encontro foi explanar para os trabalhadores da construção civil sobre as principais doenças bucais, como tratá-las e a importância de hábitos saudáveis.

Participaram do evento o presidente do CRO-DF, Dr. Marco Antônio dos Santos (inscrição 2125), e a coordenadora do Setor de Fiscalização, Dra. Mariana Guerra Zerlotine Soares (inscrição 6769).

Saúde Bucal

Saúde Bucal

Dr. Marco Antônio iniciou a palestra comentando que a má higiene bucal transforma a boca em um ambiente propício para a proliferação de bactérias e fungos, o que pode ocasionar uma série de danos e doenças. A boca, inclusive, é porta para a Covid-19.

“A saúde bucal é fundamental para uma vida saudável, não apenas por estar atrelada às questões estéticas. Afinal, dentes saudáveis contribuem para uma boa aparência e estão diretamente relacionados à saúde do corpo inteiro.”

E completou: “Em tempos de pandemia da Covid-19, é importante redobrar os cuidados, evitando levar as mãos e objetos à boca. Reforçamos também o uso de máscara, álcool em gel e todas as formas de higienização das mãos e dos alimentos.”

O presidente do CRO-DF apresentou, ainda, as principais doenças que afetam a saúde da boca. Entre elas, citam-se a gengivite, a periodontite, o tártaro e a placa bacteriana, a halitose, a cárie e o câncer de boca.

Dr. Marco Antônio também destacou a importância de outras boas práticas para que a saúde bucal esteja em dia: sempre verificar, junto ao CRO-DF, se o profissional e a clínica onde será feito o tratamento estão aptos e regulares para a realização de quaisquer procedimentos dentários.

Cuidados com os dentes

Dra. Mariana Guerra citou alguns alimentos que podem ser prejudiciais à saúde bucal, como o café, bebidas alcoólicas, doces, refrigerantes, carboidratos e frutas ácidas.

Foto: Stéfane Rodrigues/ Ascom do CRO-DF – Dra. Mariana Guerra durante a palestra

O hábito de fumar é outro fator de risco para a saúde bucal, pois, além de causar diversas doenças, afeta negativamente inúmeras funções do organismo.

Ressaltou também os cuidados com os dentes, que devem ser constantes ao longo do dia, e a importância de se fazer a escovação de forma correta.

Outro ponto importante, de acordo com a cirurgiã-dentista, são os cuidados com a saúde bucal na infância.

“O exemplo é o melhor caminho para ensinar sobre a importância da saúde bucal. Por isso, é necessário que, desde pequenas, as crianças vejam os pais mantendo hábitos adequados de escovação”, disse.

A primeira visita ao cirurgião-dentista deve ser feita entre o surgimento do primeiro dente, que ocorre por volta dos 6 meses de vida, e o 1º ano.

Enfatizou ainda que, quando a criança apresentar os primeiros dentes, é hora de iniciar a escovação, incentivando e dando autonomia para o autocuidado. Os produtos deverão ser adequados à idade, sempre com atenção para que elas não engulam a espuma.

Ação social

Ao final do evento, foram distribuídos kits de higiene bucal para os trabalhadores, contendo uma escova de dentes e dois cremes dentais.

Também foram distribuídos panfletos sobre “Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer Bucal”.

Veja mais fotos!